Locaweb Edição 96

A o longo da carreira, tive a oportunidade (a honra, na verdade) de trabalhar ao lado de profissionais brilhantes emsuas áreas de atuação. Pessoas eficientes, talentosas, éticas, quemuitome ensinarame contribuíramparameu desenvolvimento profissional e humano. No decorrer da trajetória, tambémme deparei comperfis que eramo extremo oposto: alpinistas corporativos que bajulavam superiores para subir na carreira ou roubavam ideias alheias para obter reconhecimento nãomerecido. Pessoas que tinhamcondutas duvidosas, mas que sabiam, muito bem, como se autopromover. E, por causa dessa habilidade, conquistavambenefícios, como aumentos salariais e promoções de cargo. Cansei de ver profissionais excelentes sendopassados para trás porque se recusarama divulgar as próprias competências. Ogrande equívoco deles foi achar que “apenas” talento e eficiência eramsuficientes para construir uma carreira de sucesso. Não são. É preciso divulgá-los. É fundamental gerenciar a própriamarca pessoal. Existe um nome “cool” para essa gestão estratégica: Personal Branding. Com o foco no posicionamento, investigamos quem somos, o que fazemos e como construímos valor, gerenciando como os nossos atributos e diferenciais, bem como a nossa imagem, serão comunicados. Comunicação, aliás, é umdos pilares da imagem, que tambémé formada pela aparência (roupas, acessórios e características físicas, por exemplo) e pelo comportamento – conjunto de atitudes ligadas à postura. A comunicação abrange dois tipos de expressões: verbal (a respeito do discurso, do que é falado) e não verbal (relacionada a gestos, energia, tomde voz e uso do espaço-tempo). É na integração e, principalmente, na coerência entre todos esses elementos, que fortalecemos nossa reputação. Não se cria nemse constrói uma identidade pessoal porque cada ser humano, na condição de único, já é sua própriamarca. No entanto, e reforçando, é preciso gerenciá-la. A conquista do sucesso na carreira passa pela habilidade emefetuar demodo eficiente o gerenciamento de si mesmo. Baseando-se, fundamentalmente, em autenticidade. E não copiando os outros. Todasas estratégias, táticas eaçõesdeposicionamento, nas esferas física ou online, precisamser exclusivas, elaboradas combase noDNA – ou seja: na própria essência. Precisamser desenvolvidas a partir das próprias forças e fraquezas, assimcomo dos atributos, valores e talentos pessoais. Parte da nossa identidade e daquilo que somos, esses elementos nos definem, nos diferenciame devemser acionados emprol do nosso autodesenvolvimento. Nesse sentido, revisitar a história pessoal completa o “pacote”: ao identificar quemsomos, saberemos aonde ir e quais serão as ferramentas para “chegar lá”. Isso é autoconhecimento. E, semele, não se pode gerenciar eficientemente a própriamarca pessoal. Almeja conquistar reconhecimentomerecido, obter êxito profissional e elevar a carreira a umpatamar superior? Sugiro que, hojemesmo, passe a considerar todas essas questões. Higor Gonçalves Jornalista, pós-graduado em ComunicaçãoMercadológica eMarketing do Consumo, especialista emAssessoria de Comunicação, comMBA em Gestão Estratégica deMarketing /higorfgoncalves @higorfgoncalves higor.fgoncalves@gmail.com Gerencie suamarcapessoal. Oufiquepara trás influenciador 20 REVISTA LOCAWEB

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