Locaweb Edição 96

D e forma orgânica e inconsciente ou racional e estruturada, constantemente fazemos escolhas e estabelecemos níveis de preferência. Quando se trata de organizar uma viagem, por exemplo, há aqueles que preferem deixar oacasoguiar suas trilhas edescobertas, enquanto outros criamseus roteiros commeses de antecedência. Enquanto product owner do portfólio de Cloud da Locaweb, sempre questionei o quão previsível é o caminho e qual é o nível de organização ideal para seguir o roteiro comeficiência. Isso, semdeixar que uma rigidez exacerbadamascare boas oportunidades. Nomundo da agilidade e na disciplina de Gestão de Produto, existe umvastomaterial com metodologias e ferramentas que nos guiamna hora de priorizar determinadas tarefas. Hámuitas linhas teóricas e práticas, mas o que sempreme ajudou foi omapeamento e a hierarquização das opções. Isso porque, pormais difícil que seja a escolha, tudo começa pelo levantamento das possibilidades, de forma clara, agnóstica, imparcial e diversa. Voltando para o tema "viagem", pensemos juntos que temos a oportunidade de passar alguns dias em Lisboa, Portugal. Vamos, então, classificar os possíveis passeios, pormeio da prática conhecida como “must have, should have or could have”. Tenho que fazer ou conhecer É o grupomais básico de funcionalidades esperado de produto ou serviço. Oumelhor, são os locais essenciais que todo e qualquer turista temque conhecer para poder falar: “eu fui a Lisboa!” Há bons exemplos, como Torre de Belém, Mosteiro dos Jerônimos, Castelo de São Jorge e Praça do Comércio. É recomendado que faça ou conheça A diferenciação começa a ser construída quando passamos da camada do básico. Nesse ponto, aspectos que geramexperiência estabelecemnossa identidade como público a ser atendido. Ao conhecer a Torre de Belém, por exemplo, aproveite para experimentar o tradicional e original Pastel de Belém, vendido emum comércio nos arredores. Poderia fazer ou conhecer Não é apenas em torno do óbvio e do esperado que o mundo gira. Afinal, o que seria da vida sem os momentos inesperados? Nesse ponto, os detalhes compõem experiências únicas, que parecem ser feitas com exclusividade. Exemplo: é difícil explicar o que você sente ao escutar o fado “Cheira a Lisboa”, de Amália Rodrigues, no restaurante Casa de Linhares, no bairro de Alfama. Comomapeamento dos três grupos listados aqui, mesmo que imprevistos ou oportunidadesmudem seus planos (ou até quando não se tenha umdeles), as opções já estarão refinadas e prontas para serem avaliadas e escolhidas damelhor forma possível. Cássio Scozzafave Product owner na Locaweb e coautor do desconstrutivo.com.br @cascozza /cassioscozzafave Viajando nos caminhos das escolhas influenciador 22 REVISTA LOCAWEB

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=