Locaweb Edição 96

24 REVISTA LOCAWEB Decolar surgiu com o objetivo de mudar a maneira com que as pessoas organizam suas viagens e, logo, virou case de mercado FICHA TÉCNICA Empresa: Decolar Fundação: 1999 Sede: São Paulo, Brasil Canais de comunicação: /Decolar @Decolar www.decolar.com A té o final da década de 1990, planejar uma viagem por conta própria via internet era um desafio e tanto. A rede, que ainda estava engatinhando, oferecia plataformas limitadas e nem sonhava com a presença de agências de viagem online, muito menos com os comparadores de preços de hotéis e passagens aéreas. Por isso, muitas pessoas optavam pelas operadoras de turismo tradicionais ou, diante dos obstáculos, até adiavam o sonho de se aventurar pelo mundo. Foi assim que, em junho de 1999, o argentino Roberto Souviron, então estudante da Universidade Duke, nos EUA, identificou Turismo online memória [ Maria Beatriz Vaccari ] uma oportunidade de mercado. À época, alguns sites já ofereciam serviços para quem queria comprar voos e reservar hotéis, mas de maneira muito distante de um pacote e com eficiência que deixava a desejar. Com a ajuda de quatro amigos, o empreendedor decidiu mudar esse cenário e fundou a Despegar.com. Logo no início de sua trajetória, a empresa conquistou investidores e decidiu que iria focar três mercados da América Latina: Argentina, México e Brasil. Para deixar o nome mais atrativo e compatível com o público tupiniquim, a companhia chegou ao País, ainda em 1999, como Decolar.com – no início de 2019, houve uma reformulação da marca, que passou a adotar apenas o nome Decolar. “O termo ‘Despegar’ é o movimento que a aeronave faz para alçar voo. No Brasil, usamos a tradução literal da palavra”, explica Alexandre Moshe, diretor-geral da Decolar. “O primeiro capítulo desta história foi escrito com a comercialização apenas de passagens aéreas, uma engrenagem que nos ajudou a conhecer ainda mais o consumidor e a transformar o nosso negócio”, completa. Em 2009, a empresa começou a explorar novos horizontes para ampliar suas ofertas e seguir como referência no mercado online de viagens. “Miramos no crescimento e no comportamento dos nossos clientes e fomos incluindo serviços e buscando novos produtos, como hotelaria, locação de carros, ingressos, seguro-viagem e passagem de ônibus”, destaca Alexandre. O resultado foi tão bom que, no ano seguinte, as operações alcançaram a marca de 20 países. Com as mudanças do mundo digital, a equipe de desenvolvimento da Decolar percebeu que seria necessário disponibilizar

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=