Locaweb Edição 96

feed 28 REVISTA LOCAWEB L ançado em 2017 como uma evolução do aplicativo chinês Douying, com o propósito de ganhar o mercado internacional, o TikTok é uma plataforma de vídeos curtos que vem despertando a atenção dos brasileiros. Em agosto do último ano, de acordo com o Sensor Tower (que fornece dados sobre o ecossistema de apps mobile), a rede social alcançou o posto de aplicativo mais baixado da PlayStore e da App Store. Já no balanço do terceiro trimestre de 2019, a ferramenta só perdeu em números de download para o WhatsApp. Por meio do TikTok, qualquer pessoa com um smartphone pode gerar e editar seus próprios vídeos curtos, com duração entre 15 e 60 segundos. Um dos pontos-chave que justifica o sucesso do app em relação aos concorrentes é que ele estimula a postagem de vídeos criativos. A essência do conteúdo produzido, em sua maioria, é voltada para o humor, o que garante às publicações um grande potencial de viralização. O feed da plataforma também tem seu charme: infinito e inteligente, com o passar do tempo se adapta aos interesses da pessoa e começa a oferecer posts cada vez mais atraentes. Apesar de contar com usuários em diversos países, o TikTok ainda tem como trunfo o fato de seu conteúdo ser acessível independentemente do idioma, já que a duração dos vídeos e o foco na ação contribuem para isso. De acordo com a empresa, a intenção é “inspirar as pessoas a se expressarem por meio de ummaterial criativo para difundir a cultura pop global”. Como forma de estimular esse intercâmbio, a plataforma criou o Desafio da Hashtag – uma tag especial que encoraja a produção de conteúdo personalizado com um objetivo em comum. Assim, temas distintos, como #SalvemOsOceanos, são propostos eventualmente pelo TikTok. A ideia é fazer com que os usuários se sintam mais conectados. De olho na demanda Outro ponto forte do app é a proposta de experiência de usuário. É possível passar boas horas no feed vendo todo tipo de postagem sem buscar por uma só palavra, apenas arrastando a tela para cima. Segundo comunicado da empresa, “a plataforma reduziu a barreira para a criação e o Vídeos curtos e com conteúdo autêntico podem ser usados de maneira estratégica pelas empresas Rede social TikTok caiu no gosto não apenas dos usuários, mas também das empresas. E há muitos motivos para isso [ Marcella Blass ] Sucesso em segundos O que está em evidência no mundo da tecnologia Shutterstock.com

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=