Locaweb Edição 96

capa 32 REVISTA LOCAWEB sobretudo no desenvolvimento de novas experiências de venda. “Imagine poder fazer um test drive de um carro sem ter de ir à concessionária, apenas usando óculos VR. Temmuita ação nesse sentido vindo por aí, o que pode fazer a diferença emmuitos negócios”, conta Kiso. Inteligências A tecnologia de Machine Learning também promete estar mais acessível e disponível para negócios de todos os setores em 2020. Isso vai permitir que empresas dos mais variados segmentos possam desenvolver mercados e tomar decisões mais rápidas, com base nos algoritmos. Alexander Buschek, diretor sênior da Gartner, é um dos especialistas consultados pela empresa em uma pesquisa interna realizada com analistas do grupo no mundo todo, durante o Gartner IT Symposium/Xpo 2019 (evento que reúne líderes globais de negócios), para apontar quais tecnologias os CIOs devem atentar em 2020. De acordo com o profissional, as empresas de médio porte começarão a experimentar, para valer, o Machine Learning. Mas, primeiro, será preciso entender como o conceito O s bots são uma realidade que deve avançar ainda mais este ano. Com fácil criação e integração, seu “lugar ao sol” tem sido sustentado pela tendência do – e, principalmente, a demanda por – atendimento mais humanizado. Há quem considere investir em aplicativos convencionais de atendimento em detrimento dos chatbots, mas a tendência de 2020 deve ser justamente a oposta. Para Kiso, os robozinhos ganham de lavada dos apps. Isso porque eles são um recurso mais eficiente, fácil e barato, menos burocrático e com tempo de mercado muito mais rápido, já que não exigem um processo de educação do consumidor. O especialista damLabs lembra que, há 18 anos, omercado exigiu das empresas e comerciantes o desenvolvimento de sites. Cerca de dez anos atrás, a procura pelas redes sociais explodiu. Em2012 veio a corrida pelos likes. Depois, houve o frisson pelo desenvolvimento de apps, já em2016. Agora, chegou a vez dos bots. “Muitos cases já provama relevância dos robôs frente ao ser humano, principalmente para resolver questões recorrentes.” RV, RA e RM Paralelamente aos bots, há um potencial enorme em torno das realidades aumentada, virtual e misturada. Depois de se popularizar graças ao Pokémon GO e aos filtros de cachorro no Instagram, a RA, por exemplo, amadureceu e deve avançar como recurso de criação publicitária para potencializar o retorno financeiro de produtos e serviços. As grandes corporações também já provaram as competências da Realidade Virtual e têm investido forte nesse sentido. Uma delas é o Facebook, que apresentou em setembro o Horizon, seu novo ambiente de imersão VR. Exclusiva para o Oculus Rift (o headset da rede social), a plataforma cria uma experiência de interação imersiva entre os usuários. O lançamento da novidade está previsto para este ano. Com as pessoas comprando cada vez mais online, as realidades virtual e aumentada – e seu crossover – ainda vêm com força para turbinar estratégias de marketing, Chatbot, Machine Learning e IA estão entre as ferramentas que prometem fazer a diferença Recursos tecnológicos O Machine Learning vai permitir que empresas dos mais variados segmentos possam desenvolver mercados e tomar decisões mais rápidas com base nos algoritmos Rafael Kiso, da mLabs, acredita que, em 2020, será possível observar a Inteligência Artificial em diversos setores do mercado

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