Locaweb Edição 96

mundo design 53 REVISTA LOCAWEB Paulo indica às lojas virtuais estaremde olho emnovas tendências, mesmo que seja paramanter o padrão já adotado D urante o processo de reformulação de umsite, muitos designers e programadores preferempartir de uma página embranco a adaptar o novo conceito ao projeto antigo. No entanto, isso deve ser analisado comcautela, uma vez que, emalguns casos, o desempenho do modelo anterior foi alto graças à aplicação de técnicas de usabilidade que já foram testadas e bemrecebidas pelo público. Outro ponto positivo de adequar o projeto ao design anterior é o fato de os usuários já estaremadaptados à página, o que dispensa novas instruções. Muita gente nomercado acredita que, àmedida que os clientes se acostumama determinado direcionamento de usabilidade, manter padrões é importante para o resultado final, quer o objetivo sejamanter ou aumentar a audiência, quer seja converter vendas. “Pensar emumdesign original é sempre algo interessante, mas umprojeto completamente novo gera umcusto que, hoje, amaioria das empresas brasileiras não pode ou não quer pagar. Alémdisso, para desenvolver uma página que seja eficiente e não traga apenas ‘perfumaria’, a empresa deve ter uma identidade visual, umpúblico e uma estratégia bem-definidos – outros fatores que não são comuns de encontrar no Brasil”, aponta o diretor de interatividade da Agência Lamattina Marketing Digital, Bruno Lamattina. É preciso salientar, entretanto, que a ideia de adaptar uma base ou estrutura a um novo projeto é vista, por muita gente, como cópia barata. Portanto, a adequação deve ser feita com esmero, focando mudanças pontuais que deem vida a um site mais moderno e, principalmente, funcional. “Na hora de criar emcima de designs já aplicados, o ideal é criarmecanismos de customização de acordo coma necessidade identificada pelo empreendedor. Vejo dois ganhos nesse processo: o primeiro é de usabilidade, pois recorrer aos padrões com que os usuários já estejamacostumados tende a aumentar a taxa de conversão dos sites. O segundo é a redução do tempo de desenvolvimento e geração de recursos, o que impacta diretamente o valor a ser gasto”, explica Bruno. Originalidade importa Se adaptar umsite temseus pontos positivos para quem já conta comuma imagemconsolidada nomercado emque atua, criar algonovo e original pode atender melhor à necessidade de quemainda está embusca de um lugar ao sol. “O cliente, às vezes, pega umcartão de visita e, quando chega a uma página inovadora e diferente, amarca como ponto de referência”, ressalta o proprietário da Agência 4W, Paulo Abreu. Isso é importante para fortalecer a identidade visual de quemestá começando umnovo projeto ou pretende expandi-lo. Ser original, porém, é algo que varia de acordo como propósito do negócio. “Nos e-commerces, por exemplo, a inovação costuma vir namensagemembutida nos produtos, já que os templates costumam ser adaptados de outros projetos aceitos pelomercado. Os sites institucionais e blogs, por sua vez, já carecemde designs mais originais, dependendo do conceito a ser promovido”, indica Bruno. O peso do bolso Na prática, os especialistas indicam que o fatormais levado emconsideração na hora de escolher algo novo ou adaptar- Segundo Bruno, projetos originais geram um custo alto, que muitas empresas não estão dispostas a pagar se ao que já existe é, semdúvida, o valor do investimento. “Nas páginasmais simples, um logotipo trocado, às vezes, é suficiente para gerar algum impacto. Esse custo-benefício deve estar claro para o empreendedor. Já as lojas virtuais precisam ficar sempre de olho emnovas tendências, mesmo que seja paramanter sua assinatura. De qualquer forma, só recomendomudanças drásticas para clientes de grande porte, pois a ideia, nesse caso, é superar a concorrência”, indica Paulo. Aí, não tem jeito: é preciso colocar a mão no bolso. Dessa forma, analisar e ponderar cada projeto a respeito da necessidade de criar algo novo é sempre omelhor caminho. “Omais importante é planejar- se antes de qualquer ação relacionada à imagem. Nemsempre o exclusivo e o diferente representamalgomelhor. Vê-se com frequência layouts de sites que são desenvolvidos por designers sem experiência emweb e semconhecimento emusabilidade, muitas vezes com resultados bonitos, masmuito fora dos padrões. Isso prejudica o projeto e impacta a conversão”, conclui Bruno. Às vezes, o barato é algo que realmente compensa. Tudo depende do público-alvo e domomento emque você se encontra nomercado.

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