Locaweb Edição 92

site para todos 45 REVISTA LOCAWEB cidadãos que pagam impostos, consomem, querem se informar e comprar online como qualquer outro. E aí, quando eles encontram um site que está preparado para recebê-los, eles espalham esse achado para os outros.” Simone acredita que o processo de milhares de pequenos e médios negócios se adaptando ou nascendo acessíveis vai criar uma sensação de pressão no mercado de e-commerce brasileiro — o que será, também, uma boa provocação para os gigantes que ainda estão por fora. A hora é agora! De acordo com um documento da Essential Accessibility, o mercado de pessoas com deficiência é gigantesco. São 1,3 bilhão de pessoas no mundo e mais de U$ 4 trilhões em renda anual relacionada. No Brasil, 24% das pessoas têm algum tipo de deficiência, e essa parcela da população controla mais de R$ 22 bilhões em renda anual. “Quando se fala em pessoa com deficiência, nos referimos a cerca de um quarto da população brasileira”, destaca Simone. Então, se a sua marca não está se comunicando com toda essa gente, você está deixando de lado um público em potencial enorme. “É preciso pensar nos aspectos de inclusão, respeito e cidadania, mas lembre-se de que também se trata de ummercado enorme e inexplorado”, destaca Thiago. “Muitas empresas reclamam que o mercado está fraco, mas temos aí um segmento cheio de oportunidades, fácil de se destacar e com uma barreira de competitividade muito menor.” Para aproveitá-lo, Aurélio ressalta que os empreendedores precisam se abrir para enxergar o quão favorável e pronto é esse mercado. “As companhias têm de entender que a pessoa com deficiência não quer ser tratada só pelo ponto de vista de assistencialismo e filantropia, mas ser reconhecida como cliente”, diz. Mesmo com a lei e os manuais, a empatia ainda é o maior combustível da acessibilidade digital. É hora de se colocar no lugar das pessoas com deficiência, identificar de verdade suas barreiras de acesso, e trabalhar para mudar esse cenário. Afinal, construir uma web mais acessível é algo bom para todo mundo. A acessibilidade web visa garantir que todos os usuários, com deficiência ou não, consigam usar o ambiente digital com autonomia e sem barreiras de acesso O empurrão do gigante Amudança significativa no panorama de acessibilidade digital está nasmãos das empresas que estão na ponta da inovação. “Um dia, oGoogle falou: ‘a partir de hoje, não vamosmais rankear sites que não forem responsivos’. Foi questão de três anos para que, hoje emdia, não se vendamais a responsividade como um diferencial”, explica Simone. Por isso, émuito difícil estimar quando a acessibilidade web vai se tornar algo natural. Mas, o fato é que, a partir do momento que as grandes influentes começarema se articular, o caminho não terá mais volta. “Quando elas falarem: ‘daqui para frente, sites acessíveis serãomelhor ranqueados na busca orgânica’, por exemplo, as coisas vão começar a andar mais rápido. A verdade é que esse processo vai ser mais pela dor do que pela boa vontade”, afirma a fundadora do Movimento Web Para Todos. grande impacto na experiência de alguns deficientes visuais. A fundadora do Movimento Web Para Todos garante ainda que essa é uma grande chance de as PMEs saírem na frente em relação às grandes empresas que não se abriram à acessibilidade digital. “O cuidado de enxergar esses indivíduos é inigualável. São Simone, do WPT, sobre as vantagens de ter um site acessível: "Quando se fala em pessoa com deficiência, nos referimos a cerca de um quarto da população brasileira"

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