Locaweb Edição 92

mundo design 53 REVISTA LOCAWEB S eja após se fazer uma pesquisa no Google, seja ao ser direcionada por algum link, a homepage, página inicial dos sites, tende a ser o seu espaço online mais visitado. Mais do que um cartão de visitas, ela também atua como intermediária durante a navegação pelo conteúdo reproduzido, dando acesso a todos os canais pelos quais você deseja conduzir o usuário. Por isso, quando se diz no mercado que a homepage é a página mais importante de um site, vale a pena agarrar-se a essa ideia e apostar fichas valiosas no desenvolvimento dela. “Esse é o local ideal para que você revele tudo, ou quase tudo, que a empresa faz, de forma direta e com visual atrativo. É preciso trabalhar com textos-chave e chamar atenção do visitante para algum tema específico”, afirma Roger Oliveira, diretor de projetos e proprietário da Agência Unit. “Sem uma homepage bem estruturada, as empresas perdem clientes no momento em que eles não acham algo e procuram as informações em outros sites”, acrescenta. Partindo desse ponto, diversos elementos são essenciais na hora de estruturar a homepage. Logotipo, cores, textos, imagens e conteúdo, por exemplo, precisam ser analisados com cuidado e usados em harmonia para passar uma mensagem clara: qual o propósito da empresa, o que ela oferece e a que tipos de pessoas ela se dirige. Segundo Roger, essa apresentação é fundamental para conseguir um bom resultado. “Existe aquele ditado de que a primeira impressão é a que fica. Isso é verdade e acontece muito nos sites. Quando os usuários acessam um endereço que não está bonito, não é bem feito e, até mesmo, não soa profissional, eles tendem a não dar muita credibilidade e, automaticamente, buscam outro.” Homepage eficaz Quem compartilha da opinião de Roger é Alex Pinhol, CEO da Webfoco. “Em um levantamento realizado emmais de mil sites que gerenciamos, constatamos que eles recebem um fluxo de acesso de praticamente 70% das pessoas por meio da homepage”, aponta. Alex, da Webfoco, aponta que todo site deve ter uma homepage responsiva e que carregue rapidamente SegundoRoger,da AgênciaUnit,nos sitestambémvale amáximadequea primeiraimpressão éaquefica Logo, com tantas mudanças que permeiam o mundo online, é imprescindível manter-se atualizado e adequar-se para obter um bom resultado. “Para se ter uma homepage eficaz, atualmente, é necessário que ela seja adaptável para o mobile. Já não dá mais para pensar em um site sem enxergar as pessoas acessando-o via smartphones”, explica Alex. Outro fator relevante apontado por estudos realizados pelo Google nos últimos anos é a velocidade do site, um aspecto que tem se tornado cada vez mais determinante para o usuário nomomento do acesso. Na homepage, isso não é diferente. “O tempomédio necessário para acessar um site de qualidade e rápido é três segundos. Se você temuma página inicial que demoramais do que isso para carregar, você vai perder cliente”, comenta o CEO da Webfoco. Como a homepage é responsável não só pelo primeiro acesso, mas também pela passagem constante de usuários durante a navegação pelo site, é fundamental também que ela seja prática e intuitiva para o público-alvo. “A usabilidade deve ser simples. Quanto mais clean sua homepage for, mais objetiva ela vai ficar e, desse modo, vai facilitar a vida do usuário na tomada de uma decisão, seja na compra ou no acesso a informação”, conclui Alex.

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=