Locaweb Edição 97

O TikTok é um aplicativo chinês voltado exclusivamente para gravação e publicação de vídeos com até 60 segundos, em que os usuários podem seguir, curtir, comentar e compartilhar – assim como acontece nas demais redes sociais. Com muitos filtros, figurinhas e opções de dublagens, o app ganhou maior visibilidade em outubro de 2018, após a fusão com o aplicativo Musica.ly. Atualmente, superou a marca de 1,5 bilhão de downloads, ultrapassando gigantes como Instagram e Facebook. Mas o que ele tem de tão legal? Testei o aplicativo por oito meses e posso garantir: a ideia de criar vídeos tão diferentes de uma maneira fácil faz a gente querer ficar testando as possibilidades. Mas já aviso que, inicialmente, você vai se assustar com os conteúdos complexos que encontrará por lá. Afinal, como o algoritmo ainda não o conhece, vai trazer vídeos aleatórios e, geralmente, sem sentido. E, sim, a rede está lotada de adolescentes, fazendo com que você pense se vale a pena ou não colocar a sua marca lá. Mas, lembre-se: o Facebook também começou da mesma maneira, assim como o Instagram. Todas as redes sociais seguem essa premissa, porque o jovem não tem medo de experimentar, ele descobre coisas antes de todo mundo. A pergunta que não quer calar é: será que o TikTok vai substituir o Instagram? Provavelmente, não. Enquanto o Insta é um app que, além dos vídeos, sobrevive de “fotos bem produzidas”, o TikTok aposta na criatividade do conteúdo. Ainda assim, Mark Zuckerberg já percebeu o tamanho de seu concorrente e criou novas features de stories – batizada de “cenas”, mas bem parecidas com o “rival”. Entre as grandes marcas que já aderiram ao TikTok aqui no Brasil estão Guaraná, Vivo e Skol. Artistas internacionais, como Will Smith, Justin Bieber e Khloé Kardashian já acumulammilhares de seguidores na plataforma. Então, se você tem um negócio, a minha recomendação é: comece no TikTok o quanto antes. Ainda tem pouca concorrência e tempo hábil para desenvolver algo que atraia a atenção. Quando estiver por lá, siga pessoas que têm perfil parecido com o do seu negócio e explore as hashtags. Investir na produção de conteúdos com creators já conhecidos da plataforma pode ser uma porta de entrada para o seu negócio na rede. Cedo ou tarde, as demais faixas etárias vão chegar. E, se der errado, o preço de você ter tentado será bemmenor do que o de não ter começado. Então, comece a criar conteúdo no TikTok. Em breve, talvez, você possa colher os frutos. Arianne Reis Redes sociais Locaweb, curiosa e heavy user de internet /ariannereis @arianne.reis_ TikTok: modismo ou nova rede social? influenciador 18 REVISTA LOCAWEB

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