Locaweb Edição 97

C omunicar uma ideia de forma eficaz pode viabilizar oportunidades formidáveis de negócio. Para isso, no entanto, é imprescindível estar disposto a apresentá-la em qualquer ocasião, transmitindo os benefícios efetivos e a sua proposta de valor. O objetivo é enfatizar a capacidade de geração de receita para quem apostar na ideia. Dos empreendedores, espera-se que a demonstrem em pouquíssimo tempo. É aí, no entanto, que mora o desafio: como elaborar um discurso preciso, inteligente e, sobretudo, atraente? O pitch é a resposta. Trata-se de uma apresentação sucinta de uma ideia, que contém as informações essenciais, com o intuito de despertar o interesse da outra parte. Umminuto é o tempo suficiente para apresentar as mensagens principais. Caso o interlocutor tenha interesse, sem dúvidas solicitará mais detalhes. Existem algumas recomendações que poderão tornar um pitch mais convincente, conquistando o interesse e, claro, a aprovação de quem investir na ideia. Vamos às dicas? 1 - Desperte o interesse: o pitch precisa ser rápido. Então, use isso a seu favor e não entregue todos os detalhes de imediato. Faça com que o interlocutor, que pode ser o seu futuro cliente, fique interessado em saber mais a respeito da ideia. 2 - Tenha confiança: se quer convencer alguém sobre algo que vai apresentar, o primeiro passo é transmitir confiança. Prepare-se e mantenha a calma. O outro vai “sentir” se você realmente domina aquilo que está apresentando. 3 - Foque o objetivo: é fundamental que você tenha um objetivo antes de apresentar a sua ideia. Será um novo produto? Ou um serviço inovador? Não importa. Pense em qual é sua meta e, jamais, em hipótese alguma, desvie dela. 4 - Emane paixão: quando alguém ama o que faz, é possível ver isso em seus olhos. Empreendedores, no geral, amam os seus negócios. Alguns, porém, precisam transmitir paixão ao falar a respeito deles. Isso aumentará as chances de outras pessoas comprarem as ideias commais facilidade. 5 - Originalidade: encontre formas de apresentar a sua mensagem de modo original. Porém, tenha cuidado para não parecer artificial. É melhor fazer uma apresentação básica do que agir de maneira forçada. 6 - Adeque-se ao público: certamente, você terá de criar versões diferentes do seu pitch, de acordo com o público para o qual vai apresentá-lo – internamente, para colaboradores, ou ao cliente. Por isso, verifique se a versão atual está adequada ao perfil do público da vez. 7 - Tenha um call-to-action: ele é essencial para indicar o próximo passo que você espera do seu interlocutor. Assim como na propaganda, use verbos no imperativo ou no indicativo, como: “faça”, “promova”, “realize”. Crie urgências e ofereça benefícios, destacando os motivos pelos quais vale a pena apostar na sua ideia. Higor Gonçalves Jornalista, pós-graduado em ComunicaçãoMercadológica eMarketing do Consumo, especialista emAssessoria de Comunicação, comMBA em Gestão Estratégica deMarketing /higorfgoncalves @higorfgoncalves higor.fgoncalves@gmail.com 7 dicas preciosas para vender uma boa ideia em pouco tempo influenciador 20 REVISTA LOCAWEB

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