Locaweb Edição 97

mercado pet 41 REVISTA LOCAWEB com investidores. Era preciso trabalhar, e muito, para encontrar clientes que acreditassem e investissem na ideia. “Assim, o setor exigiu que o empreendedor deixasse de lado o ego e a ânsia de ficar milionário para se dedicar de verdade à experiência”, destaca. Essa é uma lição valiosa para vários negócios. Claudia, por sua vez, afirma que a resiliência do mercado tem relação, ainda, com o fato de haver muita demanda que, até poucos anos atrás, não era atendida. Isso torna o universo pet um varejo que está longe de ficar saturado, o que oferece aos empresários um horizonte pronto, sedento e inexplorado. A realidade se aplica a muitos outros segmentos, ainda carentes de soluções. O grande ensinamento do mercado de animais domésticos, porém, é mesmo a conexão do empreendedor com o público- alvo. O fato é que a maioria gritante dos gestores do setor é fascinada por animais. “É até meio clichê falar que, para dar certo, você deve fazer algo de que gosta, mas é isso. Quando se enfrenta uma crise, se você não ama o que faz, é muito mais fácil desistir”, aponta Karen. Por experiência, a fundadora da Zen Animal garante que, ao se apaixonar pelo propósito damarca, você sabe que está no caminho certo e consegue trabalhar de verdade para fazer a diferença. O diferencial da plataforma em relação a outros apps de delivery, por exemplo, é que a Zee.Now verticalizou a logística e tem seus próprios centros de distribuição. Outro ponto é que os entregadores são funcionários, chamados de Z.Man, que rodam uniformizados para fazer entregas em bairros das cidades de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Lição para todos os mercados Apesar de o mercado pet ser essencialmente emocional, Thadeu ressalta que as características do setor podem muito bem ser emuladas por outros tipos de negócios. “As pessoas compram quando sentem que precisam. Independentemente do ramo em que atuam, as empresas precisam saber como usar isso a seu favor”, afirma. O cofundador da Zee.Dog explica que, há cerca de 10 anos, o mercado de animais de estimação não conseguia captar dinheiro estoque local para atender a pedidos online – o que diminui o prazo e o custo da entrega. Outra categoria de entrega que tem ganhado espaço é a assinatura mensal, lançada no mercado pela Petlove. “Na modalidade, o cliente monta o carrinho de produtos, que fica reservado, e escolhe a periodicidade com que deseja recebê-los”, diz Mario. Com uma demanda prédefinida, o fundador da loja afirma que é possível oferecer uma boa experiência para o cliente e ainda garantir excelência em entregas no prazo. Já a Zee.Dog não só se dedica ao frete dos produtos da loja virtual como também decidiu ir além. “Por que tem que ser tão difícil comprar um pacote de ração, se tudo está a um clique?” Foi desse pensamento que nasceu o Zee.Now, aplicativo no qual os tutores podem pedir uma série de produtos de cuidado e entretenimento animal e recebê- los em casa em até 14 horas, sem taxa de entrega. Os animais de estimação saíram das casinhas nos quintais e passaram a ser tratados como filhos de quatro patas. A consequência natural desse comportamento é a busca por produtos e serviços com qualidade cada vez mais elevada Shutterstock.com

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