Locaweb Edição 97

mundo design 55 REVISTA LOCAWEB Vinicius, daMultlinks: "Recursosmultimídia ajudamamanter o públicomobile conectado nos sites" A todo momento, chovem estratégias para conquistar os usuários de smartphones. Com 230 milhões de celulares ativos no país – de acordo com a Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo –, o potencial do mobile não pode ser desprezado por e-commerces e sites de conteúdo de gênero algum. Os profissionais de UX e design sabem bemdisso, mas ao desenvolver estratégias para a plataforma, deparam-se com uma crença que assombra o mercado: o público costuma desviar sua atenção facilmente das telinhas, ao contrário do que ocorre com o desktop, por exemplo. Afinal, é comumutilizar os dispositivos em movimento ou ao mesmo tempo emque se executa outras funções, seja em casa, seja no trabalho. Alguns especialistas do setor, no entanto, acreditamque a história não seja bem assim. “Não entendo que as pessoas desviem sua atenção, e sim que o mobile possibilite uma rápida captação da informação buscada, fazendo com que o usuário fique menos tempo navegando”, relata o sócio e diretor de projetos da agência digital Multlinks, Vinicius Muniz. Portanto, o design das páginas deve acompanhar esse raciocínio para manter o público sempre por perto. Como captar o usuário Durante o desenvolvimento de um projeto, os profissionais de design e usabilidade devem ter emmente que o universo mobile facilita a conversão. Assim, quanto mais exposta a informação estiver para o consumidor ou leitor, mais fácil será cumprir o objetivo de vender algo ou passar uma mensagem. “Diferentemente do que ocorre no desktop, temos de encurtar os passos de navegação nas páginas mobile. Nesse ambiente, o que importa é a objetividade”, destaca Vinicius. Há uma série de técnicas para que esse conceito funcione da melhor maneira possível. Recorrer a menus commuitas subdivisões, por exemplo, pode transformar a jornada do público em algo cansativo e motivá-lo a buscar outra solução. “Acredito que o Para Eduardo, da AldeiaWeb, deve-se transmitir a informação essencial de cara, e os passos têmde ser encurtados conteúdo mais interessante deva ser transmitido de cara. As pessoas não querem dar muitos passos ou ler textos muito grandes, por exemplo”, explica Eduardo Silva, proprietário da agência digital AldeiaWeb. “É preciso focar a experiência do usuário. Às vezes, algum item relevante está escondido demais. Em outras situações, a informação não é leve o suficiente para prender a audiência”, completa. Dentro desse cenário, é importante que os empreendedores que buscam um espaço na internet entendam que conteúdo não se trata apenas de texto, mas também de infográficos, imagens e vídeos explicativos, que ilustrem a informação da página. “Quanto mais multimídia for a informação que será passada para o usuário, mais tempo ele permanecerá na página e mais relevância o site mobile terá”, relata Vinicius. As estratégias listadas pelos especialistas para não criar o efeito “espanta-leitor/cliente” incluem ainda a fácil identificação do propósito do site, um layout leve e limpo, um servidor de boa performance, a atenção aos contrastes de cores e focar o público- alvo. Com um bom projeto, a atenção estará toda voltada para você.

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