Guia de Resorts 2022

R E S O R T S 2 0 2 2 7 A Resorts Brasil é uma associação sem fins lucrativos criada para represen- tar e promover os resorts brasileiros associados. Sua história teve início em 18 de dezembro de 2001, quando um grupo de hoteleiros de 12 empreendimen- tos se uniu para fundá-la. À época, o mercado de resorts estava em formação no Brasil e ainda havia certo desconhecimento a respeito do segmento. A proposta do grupo fundador da associação era identificar, avaliar e discutir os principais desafios do segmento no País. Uma das primeiras questões observadas pelos empresários foi a necessidade de definir o conceito de resort, uma vez que não existia uma identificação clara a respeito do produto. Desse modo, foi estabelecido que resort “é um empreendimento hoteleiro de alto padrão em instalações e serviços, fortemente voltado para o lazer, em área de amplo convívio com a natu- reza, no qual o hóspede não precise se afastar para atender suas necessidades de conforto, ali- mentação, lazer e entretenimento” . Além disso, o grupo de hoteleiros desenvolveu umamatriz de classificação para ser usada na avaliação e aprovação de novos empreendimentos que viessem a se afiliar à Resorts Brasil. Hoje, as diretrizes estabelecidas de modo abrangente permitem avaliar diferen- tes quesitos, tais como segurança, saúde e higiene, atendimento ao hóspede, estrutura e qualidade das instalações, estrutura de lazer, entretenimento e ações ambientais. A definição desses conceitos foi fundamen- tal para orientar corretamente o mercado, diferenciando os resorts de outros tipos de meios de hospedagem e facilitando tanto a

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=