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POST

DO DIEGO

DEV WEB

32

Cargo:

Criador do

Tableless.com.br e

coordenador de

Front-end na Locaweb

Contato:

diego@

tabeless.com.br

Twitter:

@diegoeis

DIEGO EIS

eralmente, 80% do desempenho

de umwebsite ou produto de

internet está concentrado no

front-end. Todo mundo sabe que

a performance é importante.

Mesmo assim, grande parte das

equipes, por diversos motivos, não tratam

desse assunto como uma feature do projeto.

A grande maioria só pensa emmelhorar a

YHORFLGDGH GR SURMHWR DSHQDV QR ëQDO GR

desenvolvimento, quando seu HTML, CSS e JS

já foram feitos ou, até pior, quando o produto

está publicado e funcionando.

Existemmuitas decisões de UX, por exemplo,

TXH SRGHP LQîXHQFLDU QR GHVHPSHQKR GR

front-end. Esse é um dos motivos de pensarmos

sempre emMobile First, diminuindo as prioridades

e focando no conteúdo e em elementos que são

realmente importantes para o usuário.

Como esse tema é extenso, quero apenas

abordar algumas coisas que julgo serem

importantes para iniciantes. Guarde também esta

frase para uma pesquisa posterior: performance

as a feature. É um termo que tem sido usado para

demonstrar a preocupação com desempenho como

se fosse uma feature do projeto.

OPROCESSO

O browser segue passos importantes antes de

mostrar sua página na tela. É importante conhecer

o que acontece por baixo dos panos para entender

melhor como tunar seu produto. Os passos são:

1.

O browser monta o DOM

(DocumentObjectModel) do documento. O

DOM é uma representação do que será seu

HTML. Ele é essencial para o browser entender

a relação que os elementos têm entre si. Mas

lembre-se: o DOM não é o HTML. O HTML é o

UHVXOWDGR íQDO

2.

O browser monta o CSSOM

(CSS

ObjectModel), que é uma representação, como

o DOM, que guarda as regras de formatação dos

elementos do HTML.

3.

O browser junta as duas árvores

,

o DOM e o CSSOM, em uma única árvore

chamada RenderTree. Nela, o browser monta

uma árvore baseada nos elementos que serão

visíveis para o usuário. Isso quer dizer que

elementos que têm %%display: none%% não

vão constar na RenderTree.

4.

Depois de juntar as duas árvores

,

o browser calcula a geometria dos elementos,

colocando largura e altura. Feito isso, ele

posiciona o elemento na tela. Essa fase

chama-se Layout.

5.

Sabendo o tamanho e a posição

, o browser

entra na fase Paint. É quando ele irá pintar os

HOHPHQWRV H VHXV íOKRV QD WHOD UHQGHUL]DQGR

cores de background, imagens de background,

borda, drop-shadow e outras propriedades.

G

[

EXISTE MUITA

CIÊNCIA NESSE

ASSUNTO QUE

PODE AJUDÁ-LO

A ENTREGAR

UM PRODUTO

MAIS ÁGIL. O

CHROMEDEVTOOLS

AUXILIA NO

MONITORAMENTO

E ANÁLISE DESSE

PROCESSO,

FORNECENDO

DADOS PARA

ENTENDER OS

GARGALOS.

]

DEOLHONO

DESEMPENHO

LW

REVISTA LOCAWEB