Livro BGS

40 O SEGREDO DOJOGO uma empresa de eletrônicos que já contava com o Master System – o irmão mais velho do Mega – em seu acervo. Lançado no país um ano antes, o Master trouxe jogos produzidos pela japonesa Sega, a maior concorrente da Nintendo. Assim que chegou ao Brasil, o Master logo se tornou o arqui-inimigo do Phantom. Dando pouca atenção ao console inicial da Tectoy, Marcelo manteve-se fiel à Nintendo durante a 3 a geração de games, mas logo rendeu-se à concorrente Sega quando ganhou um Mega Drive em 1991. INFLUÊNCIA DAS REVISTAS Passando por três das quatro gerações de games lançadas até o início dos anos 1990, Marcelo já levava uma vida que se misturava com a trajetória da própria indústria de videogames. Contudo, mesmo com uma dedicação que o levava a passar horas em frente à TV, ele era só mais um dos milhares de adolescentes fascinados com o mundo dos jogos eletrônicos. Mas isso mudaria a partir de 1994. Aos 15 anos, o jovem acompanhava as muitas revistas sobre videogames da época. Apesar de ter perdido a primeiríssima edição especial da revista A Semana em Ação , lançada em dezembro de 1990, pela Editora Abril, conseguiu a segunda edição, lançada em março de 1991. E depois não parou mais: em maio daquele ano ele estava lá, para comprar a edição número 1 da revista mensal Ação Games , também da Editora Abril. Foi um divisor de águas na cabeça de Marcelo, que se interessou também pelas revistas gringas. E nelas descobriu novidades como a Electronic Entertainment Expo, ou apenas E3, evento que estreou em 1995, em Los Angeles, restrito a membros da indústria de games e da imprensa. Logo se tornou a maior e mais respeitada feira de jogos eletrônicos dos Estados Unidos. É nela em que, até hoje, os estúdios anunciam suas grandes novidades. Na edição 1, por exemplo, a Sony lançou oficialmente o PlayStation no mercado norte- americano, a SNK mostrou o Neo Geo CD e a electronics company that already produced Master System – Mega's older brother. Released in the country one year earlier, Master brought games manufactured by the Japanese Sega, Nintendo's biggest competitor. As soon as it arrived in Brazil, Master became Phantom's arch enemy. Giving little attention to Tectoy's initial console, Marcelo remained faithful to Nintendo during the 3rd generation of games, but soon surrendered to the competitor Sega when he got a Mega Drive in 1991. MAGAZINES INFLUENCE Going through three of the four generations of games released until the beginning of the 90's, Marcelo's life was already mixed with the trajectory of the video game industry itself. However, even with a dedication that took him to spend hours in front of the TV, he was only one of the thousands of teenagers fascinated with the world of electronic games. But that would change as of 1994. At 15, Marcelo was following the many video games magazines of the time. Despite having missed the very first issue of the magazine A Semana em Ação, published by Abril in December 1990, he got the second issue, released in March of 1991, and never stopped. In May of the same year, he was there to buy the first issue of the monthly magazine Ação Games, also released in Abril. This was a breakthrough for Marcelo, as he also got interested in foreign magazines. On those magazines, he found out novelties as the Electronic Entertainment Expo, or just E3, an event that debuted in 1995, in Los Angeles, restricted to members of the gaming industry and the press. It soon became the largest and most respected gaming fair in the United States. It is where, to this day, the studios announce their most important news. In its first edition, for instance, Sony officially launched PlayStation to the North American market, SNK disclosed the Neo Geo CD and Atari

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=