Locaweb Edição 96

tendências 2020 37 REVISTA LOCAWEB C om tanta informação adicionada, manuseada e compartilhada no ambiente digital a todo momento, os vazamentos de dados se tornaram ainda mais comuns – e os cibercriminosos estão cada vez mais astutos. É por isso que Daniel Barbosa, especialista em Segurança da Informação da ESET, garante que o assunto privacidade está em alta como nunca. Inspirada na General Data Protection Regulation (GDPR), em vigor na Europa, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP – 13.709/18) criou um documento para guiar as empresas brasileiras na hora de coletar, tratar, armazenar e compartilhar informações de clientes e terceiros. O regulamento – que obriga as companhias, por exemplo, a comunicarem ao consumidor exatamente o que farão com suas informações – entra em vigor em agosto deste ano, e o Adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais é premissa básica de sobrevivência Deolhonaprivacidade especialista da ESET garante que é imprescindível que os negócios de todos os portes busquem se adequar às exigências até lá. “É preciso se informar, principalmente levando em consideração o calibre da multa ao não cumprir a lei. O empreendedor deve mudar, o quanto antes, sua postura com relação à coleta e proteção de dados”, diz Daniel. O especialista destaca que, se as empresas não se protegerem e dados vazarem, muitos negócios fecharão diante das punições previstas no documento – os valores podem chegar a R$ 50 milhões ou 2% do faturamento total da empresa. Linha de defesa para as PMEs A dica para as PMEs é começar pela montagem de uma linha de defesa digital para todos os computadores da empresa. “É preciso ainda estender os cuidados para os smartphones e instruir os funcionários a respeito dos temas segurança e privacidade”, diz Daniel. Assim, será básico buscar conhecimento de tecnologia e proteção de dados para ser capaz de se proteger. Deve-se trabalhar também a relação com o cliente. Higor afirma que um dos grandes desafios é tornar transparente o processo de manuseio de dados. O consumidor precisa estar ciente de como suas informações serão usadas. Ele não aceita mais a abordagem praticada nos últimos anos, na qual esse conteúdo era usado e até vendido sem autorização. Nesse sentido, o diretor-geral de varejo da Locaweb destaca que é o momento de utilizar as informações de modo a gerar valor para o público. “Aproveite os dados para melhorar a experiência com o produto ou serviço”, aconselha. Shutterstock.com Daniel, da ESET, indica que o empreendedor que não se adaptar à lei poderá sofrer multas severas

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