Locaweb Edição 96

tendências 2020 39 REVISTA LOCAWEB N ão há dúvidas de que o mercado de delivery está a todo vapor. Embusca de conveniência e praticidade, as pessoas têmmudado seus hábitos e optado cada vez mais por não sair de casa para, por exemplo, comer. De olho nisso, omercado se adaptou, e os grandes players e marketplaces têmbuscado cada vez mais investir em ferramentas focadas no processo de entrega. “Essa já é uma tendência dos últimos cinco anos, mas, agora, um restaurante ou bar que não esteja pensando nisso, por exemplo, vai ficar para trás”, diz Allan Panossian, cofundador e CEO da Delivery Direto, empresa que oferece aplicativos de entregas e gestão completa para comércios do gênero. “Omercado de delivery está em largo crescimento e ainda não atingiu seumelhor ponto. O fato é que a tecnologia temdirecionado esse cenário, facilitando o acesso e aumentando a demanda”, diz Rafael Matos, sócio-fundador da N1 Chicken, rede de frango frito focada 100%ementregas. De acordo com o empreendedor, uma das grandes vantagens de apostar no delivery é a economia. Manter um salão de restaurante pode ser muito custoso quando se coloca o valor do aluguel, do salário dos garçons e das contas de energia na ponta do lápis. Com isso emmente, a N1 Chicken decidiu desenvolver um negócio mais enxuto, que não demanda investimento alto e nem muita mão de obra, já que tem ummaquinário fácil de manusear. Assim, diminui-se o risco e eleva-se a chance de obter sucesso. “Antes, não havia opção, Tudo eramuito focado no cliente Apostar e fortalecer os meios de delivery nunca teve tanta força quanto agora Soluções de logística de bairro”, destaca Matos. A tendência do delivery e o advento dos marketplaces ampliaramas oportunidades das PMEs que, mais do que nunca, têm tudo para se posicionar ao lado de grande players demercado. Aplicativo próprio Apesar de os grandes marketplaces de delivery serem uma boa opção para ampliar o atendimento, trabalhar apenas (ou por muito tempo) com esse método pode não ser vantajoso para os restaurantes. “Cerca de 70% das solicitações do delivery por canais são recorrentes. Só que o empreendedor paga de 12% a 30% de comissão por pedido, o que pode fazer com que ele perca dinheiro”, diz Allan. É daí que vem a proposta da Delivery Direto: criar, via aplicativo, um canal de contato exclusivo entre consumidor e restaurante dentro de ummodelo de negócio mais justo. “A gente quer ajudar o empreendedor a crescer e faturar mais. Hoje, os marketplaces são fundamentais para desenvolver o hábito de pedir comida, mas o aplicativo próprio se mostra importante no que diz respeito a fidelização e faturamento”, conta o fundador. A Delivery Direto entrega para os restaurantes uma plataforma omnichannel de conexão como cliente. Alémde um canal de vendas, funciona como uma solução completa de relacionamento, marketing e fidelização sobre o pedido. De acordo como CEOda empresa, a ideia é tirar dos estabelecimentos a preocupação coma tecnologia, para que eles possam focar o que fazemde melhor. “Hámuito espaço para crescer. Ohábito de pedir pelo delivery vai se consolidar. Não tenho dúvida de que é uma das grandes tendências de 2020”, finaliza Allan. Allan, da Delivery Direto, aponta que, no setor dos restaurantes, os apps ainda têm força e espaço para crescer Shutterstock.com

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