Locaweb Edição 97

mercado pet 35 REVISTA LOCAWEB Cada loja precisa encontrar sua forma de atender e falar com o público. É importante buscar algum diferencial não apenas nos produtos e serviços, mas também no atendimento Somado à resiliência dos empreendedores, o boom do setor nos últimos anos deu às empresas a energia para continuar a crescer mesmo em meio à crise econômica manter um e-commerce desde 2008, a empresa implementou um conceito de lojas físicas compactas, a Pet&Fácil. A Petlove é outra marca que figura entre os grandes players do mercado brasileiro. Fundada em 1988 com a missão de tornar pets mais felizes e saudáveis, dedica-se a promover esses valores aos consumidores. Após a clínica veterinária e a loja física, o e-commerce foi criado em 1999, no comecinho da internet, e hoje é o terceiro maior player do mercado pet no Brasil. Pequenos ou diferentes As megalojas chamam atenção, mas de acordo com o Instituto Pet Brasil, apenas 0,5% do mercado é composto por elas. Do total, 79,6% do setor é dominado pelos pequenos negócios, que unem o empreendedorismo à paixão por animais. É o caso da Zen Animal, pet shop online focado em deixar as vidas de pets e seus donos mais tranquilas. “Cada vez mais, as pessoas moram em residências menores e trabalham o dia inteiro, deixando o bichinho sozinho em casa, ansioso e estressado”, destaca Karen Neves, fundadora da loja. Por isso, as composições naturais, terapêuticas e com foco no bem- estar do animal, criadas pelo negócio, fazem sentido nesse mercado. “Tivemos essa visão e decidimos apostar em produtos diferentes, que os clientes não encontram em qualquer pet shop. No varejo convencional, você tem ração, petiscos e outros varejos, que tendem a ser mais racionais”, explica Claudia Montini, gerente de marketing da loja. Assim nasceu a Petz, que, além das 103 lojas físicas, mantém hoje uma operação online robusta e importante para o faturamento da empresa. Quem também tem tradição no varejo físico e soube somar a ele o ambiente online é a Cobasi. Fundada em 1985 como uma loja de agropecuária, o negócio se adaptou e foi pioneiro no conceito de shopping para animais no Brasil. Além de Karen Neves, fundadora da Zen Animal

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=