Locaweb Edição 97

economia de sofá 45 REVISTA LOCAWEB As empresas devem estar atentas ao fato de que as novas gerações são mais influenciadas pelo comportamento de outras pessoas do que se viu até então a dica é estudar sua clientela em nichos distintos, para descobrir como trabalhar um ecossistema benéfico para todos. As vantagens para o consumidor Independentemente do público atingido, o fato é que, para os clientes, as plataformas on demand oferecem diversas vantagens. “Se a pessoa tinha apenas o costume de ir a três ou quatro restaurantes até então, agora, com o delivery de comida, ela pode pesquisar o prato favorito e descobrir uma imensidão de estabelecimentos que nem cogitava visitar”, exemplifica Arthur Igreja, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) e especialista em tecnologia e inovação. Com o aumento da oferta, o preço torna-se relativamente menor para os usuários, enquanto a comodidade aumenta consideravelmente. É possível consumir à hora que quiser. Outra vantagem para os consumidores é a chance de avaliar o serviço e, a partir daí, influenciar clientes e eliminar quem não ofereça um produto adequado. É por isso que, cada vez mais, as empresas devem prezar por um serviço impecável. “Até outro dia, o entregador podia chegar com a pizza toda torta e isso poderia não fazer grande O jovem consumidor Vários fatores corroboram para os jovens seremmais adeptos dos serviços on demand. Em primeiro lugar está o DNA tecnológico. “A humanidade passou muito tempo com telefone fixo, puxando fio pelo meio da sala para conversar. O smartphone chegou provocando uma grande evolução comportamental em um curto espaço de tempo. Para a geração que já nasceu com o celular ou pegou a mudança na infância, não há problemas em se adaptar a novas tecnologias. Quem veio antes, entretanto, tem um pouco mais de resistência”, explica Rayani Immediato, empresária, mentora de empreendedores, coach e estrategista digital. Outra característica interessante é que o consumo das plataformas digitais não costuma ter custo para os mais novos. Normalmente, é a família que assina os pacotes, fazendo com que o acesso aos serviços seja gratuito para muitos jovens. Essa comodidade, inclusive, tem um lado negativo, pois pode retardar a independência dos adolescentes. “Está cada vez mais comum sair da casa dos pais apenas quando se conquista um salário que banque a Netflix, o ar-condicionado e a TV por assinatura”, ressalta Rayani. Tanto é que uma a cada quatro pessoas de 25 a 34 anos ainda vive com a família, segundo dados do IBGE. Há ainda mais um ponto que coloca os jovens no centro da economia de sofá: o Efeito Manada. Trata-se de uma terminologia para identificar que as novas gerações são mais influenciadas pelo comportamento de outras pessoas do que se viu até então. “Hoje, quem não assiste a determinada série do momento, está fora do grupo”, destaca Maribel. E é a esse tipo de padrão que as empresas devem estar atentas. “De forma geral, pode-se dizer que o uso de tecnologias é muito mais amplo na faixa até os 30 anos, quando as pessoas estão abertas a experimentar soluções inovadoras. Mas é justamente a partir da validação desse público que as plataformas tendem a conquistar outras faixas de consumidores”, afirma Rayani. Claro que, como em toda regra, há exceções. O conteúdo infantil, por exemplo, é predominante no NOW. “Isso porque as crianças assistem ao mesmo programa repetidas vezes”, revela Alessandro. Por isso, Oatode consumir, hoje, ocorre no momento que o cliente deseja, e não quando a empresa quer vender algo. Tudo está ao alcance dasmãos de quemestá comprando Maribel Suarez, professora do COPPEAD/ UFRJ e especialista em comportamento do consumidor e marketing

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