Locaweb Edição 97

especial 46 REVISTA LOCAWEB diferença para o negócio. No máximo, perderia um cliente. Hoje, é muito fácil para o usuário reportar um problema e mudar a opinião de um bocado de gente. A tendência, portanto, é que as empresas atendammelhor ao longo do tempo”, afirma Arthur. Essa busca por excelência também gera uma maior competição entre as ferramentas, o que não deixa ninguém ficar parado. “O serviço on demand dá vida a um fenômeno que chamo de ‘emaranhar o consumidor’. À medida que as plataformas se tornam dominantes em seus nichos, elas ganham, cada vez mais, a fidelidade de um determinado público, que então se torna refém daquele modelo”, explica Maribel. Nada impede, porém, que a concorrência imite a ferramenta e tente oferecer algo a mais. “A Disney, por exemplo, percebeu essa tendência, tanto que entrou no mercado de streaming para disputar espaço com a Netflix”, completa. Como as PMEs podem aproveitar Além de ampliar o mercado ao consumidor, o serviço on demand tem resolvido diversas dores dos empreendedores. “Muitas pequenas ou médias empresas têm produtos de grande impacto, mas enfrentam dificuldade na comercialização, no acesso ao público e no atendimento de marketing digital. Com as plataformas online, elas conseguem se aproximar do público e competir Com nuvem, internet rápida e grande consumo de smartphones, os serviços de streaming e delivery online ganharam espaço de forma igualitária com marcas maiores”, afirma Arthur. Já consolidado, uma boa ideia é começar a pensar nas vantagens de ter um aplicativo próprio. “Os marketplaces de delivery cobram taxas que chegam até 35%. Além disso, a maior parte dos pedidos que vem dessas ferramentas é de clientes recorrentes, que estão solicitando a entrega pela quinta, sexta ou décima vez. Dessa forma, mesmo com o aumento da escala, os restaurantes acabam perdendo a lucratividade”, revela Allan Panossian, CEO da Delivery Direto, plataforma do grupo Locaweb. De olho no mercado, a ferramenta foi criada justamente para quem deseja desenvolver um aplicativo completo para restaurantes e faturar mais. Entre as funções da Delivery Direto estão ferramentas de marketing digital, programas de fidelidade, cupons de desconto, e gestão de clientes. “Nossa missão é ajudar o proprietário, provendo uma tecnologia de ponta para que ele possa ter foco em encantar seus consumidores”, destaca Allan. Por falar na clientela, volta-se à tecla do “atender bem”. Isso deve ser levado em consideração, principalmente, em relação aos primeiros consumidores. “Já se sabe que o efeito viral é fundamental para as plataformas on demand. Por isso, a principal dica é conseguir atender com muita excelência e deixar que, a partir daí, o marketing seja feito pelos próprios clientes”, diz Arthur. Bater de frente é possível? Com exceção do mercado de delivery, a missão de criar um serviço on demand em vez de firmar parceria com uma solução já consolidada é um pouco mais desafiadora. “As empresas que já atuam com esse tipo de plataforma funcionam, de modo geral, no modelo startup. Isso significa que elas trouxeram algo novo para o mercado e tiveram um crescimento acelerado, dominando rapidamente o setor. Por conta dessas características, conseguiram criar um distanciamento da concorrência”, explica Rayani. Logo, quem quiser competir nesse cenário deve propor um diferencial e precisa estar disposto a colocar uma boa grana no projeto. “Hoje, no caso das plataformas de streaming, a Netflix está sendo ameaçada porque surgiram grupos que têm ‘bala na agulha’ financeiramente. A Disney, por exemplo, conta com bilhões para investir com folga. Assim, chega como grande concorrente”, destaca a profissional. Alessandro, da Claro, concorda e afirma que quem quiser brigar com qualquer plataforma conhecida, vai perder. “A solução é encontrar um nicho de mercado ainda não explorado para trabalhar. Um streaming para educação de adolescentes do Ensino Médio, por exemplo, pode ser uma baita ferramenta.” Caso essa seja a ideia, vale a pena seguir o modelinho Allan, da Delivery Direto, destaca que ter um aplicativo próprio é uma boa solução para as PMEs competirem com as grandes na aproximação com os clientes

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