Locaweb Edição 97

economia de sofá 47 REVISTA LOCAWEB Estámuito fácil para o usuário reportar umproblema e mudar a opinião de um bocado de gente. A tendência, portanto, é que as empresas atendammelhor ao longo do tempo na plataforma de streaming mais famosa do Brasil, é outro bom exemplo de adaptação às demandas solicitadas pelo consumidor. Dessa forma, a dica de ouro é entender como funciona o ecossistema do seu nicho e se adequar sempre que a maré mudar. E lembre-se: contratempos aparecem. Não tenha medo de enfrentá-los. “Se Mark Zuckerberg ficasse parado diante das mudanças de comportamento, o Facebook nem teria saído do papel”, conclui Rayani. Arthur Igreja, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) são caracterizados por apresentar transformações constantes, tanto dos competidores quanto dos consumidores. “As grandes plataformas se tornaram eficientes quando se moldaram ao cenário à medida que clientes e competidores mudaram de comportamento. Como as empresas costumam ter acesso a vários dados, elas têm de ser rápidas em analisar, aprender e se transformar com essa experiência”, aponta Maribel. Rayani lembra como o canal por assinatura GNT se adaptou para atender às mudanças de público e mercado. “A grade foi feita para a classe A e permaneceu assim durante algum tempo. Quando as operadoras de TV começaram a trabalhar com planos mais baratos para atingir a classe C, entretanto, a audiência passou a ser outra. Isso fez com que fosse alterado não apenas o tipo de programação, mas também a legendagem, para não trazer termos tão rebuscados e que causassemdistanciamento dos novos assinantes.” A Netflix, que começou com a locação de DVDs e se transformou Nichos commaior probabilidade desucesso As plataformas on demand podem funcionar muito bem em diversos segmentos. “Qualquer serviço será útil ao usuário final se conseguir entregar uma jornada até a casa do consumidor de forma conveniente e encurtando deslocamentos”, recomenda Arthur Igreja, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV). Segundo os especialistas, saúde e educação estão entre os nichos que podem se adaptar facilmente ao novo modelo de consumo. startup. “Quem trabalha com algo inovador cresce rápido e aproveita ummercado inexplorado. É como se tornar a Coca-Cola do seu setor”, brinca a coach e estrategista digital Rayani. No entanto, uma empresa só conseguirá alcançar tal status caso estude antes o mercado e contrate uma equipe competente. “O problema é começar a trabalhar com serviço on demand, mas não ter expertise no negócio. Você vai nadar e morrer na praia”, alerta Rayani. Evolução constante Independentemente do caminho que decida seguir, é importante estar sempre de olho nas mudanças do setor. Isso porque os serviços on demand

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=