Locaweb Edição 97

preços dinâmicos 51 REVISTA LOCAWEB Soluções são capazes de analisar os valores da concorrência e até identificar o perfil dos possíveis compradores que estão na página, oferecendo condições especiais de compra para cada um deles de recursos tecnológicos para analisar uma série de variáveis, antes de definir o preço de cada produto. Algumas estratégias levam em consideração o perfil do comprador, trabalhando com tarifas diferentes para cada cliente. “Até pouco tempo atrás, quem estava vendendo algo conhecia pouco sobre a pessoa que estava comprando. Atualmente, a tecnologia permite que os lojistas acessem um volume de informações enorme sobre esse consumidor”, conta Marcelo Coutinho, professor e coordenador do mestrado profissional em Administração da FGV EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo). O especialista destaca que, com base em um conjunto tecnológico chamado finger print (impressão digital, em inglês), oferecido por softwares específicos, é possível capturar uma série de informações sobre o internauta e o equipamento que ele está usando para acessar o site (por exemplo, smartphones Android e iOS). “Combinando essas informações, é possível avaliar em qual estágio de compra a pessoa está. E, com base nisso, o site pode fazer ofertas diferentes conforme o perfil de cada usuário, mesmo se os usuários estiverem acessando o mesmo produto no mesmo momento”, diz. Do pequeno ao grande empreendedor Uma das grandes vantagens é que, por conta da ampla gama de opções, há estratégias de preços dinâmicos que podem ser adotadas por lojas virtuais de pequeno, médio e grande portes. Eder conta que, normalmente, os pequenos empresários usam ferramentas como Google Analytics e outras que os ajudam no processo de análise de informações. Depois, a grande maioria faz as alterações manualmente. Apesar de lento, o processo é eficaz e não exige altos investimentos. Quem tem mais orçamento para apostar em estratégias mais elaboradas pode optar por softwares automatizados. Existem várias opções deles, que atendem a diferentes propósitos. “As ferramentas mais populares Para as PMEs, uma boa maneira de aplicar a solução sem gastar muito é analisar os dados do público via Google Analytics e variar os preços manualmente Shutterstock.com

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