Locaweb Edição 97

especial 52 REVISTA LOCAWEB são baseadas no monitoramento da concorrência, estabelecendo um alinhamento (menor, maior ou igual) até um teto mínimo para o preço do produto (margem mínima definida)”, afirma Marcel Jacob, diretor de e-commerce e client service na Synapcom. O profissional comenta que também é possível encontrar serviços ideais para e-commerces que trabalham com produtos e serviços de alta perecividade (que estão sujeitos a extinguir-se), como empresas que vendem passagens aéreas. “Eles são mais complexos e levam fatores de interesse diretos em conta, já que nem sempre os produtos e serviços são, objetivamente, comparáveis aos dos concorrentes”, ressalta. Esses softwares mais sofisticados são bastante utilizados por lojas virtuais médis e grandes que querem automatizar o processo de alteração dos preços. Em e-commerces gigantes, como a Amazon, é possível ver essa inteligência artificial em ação, já que os produtos têm seus preços alterados várias vezes ao longo do dia. Apesar de toda a praticidade da automatização, vale a pena destacar que as plataformas permitem que a atualização manual seja feita a qualquer momento – uma ótima pedida para aproveitar oportunidades momentâneas que podem passar despercebidas pelos softwares. Marcelo, da FGV EAESP, comenta que, às vezes, investir em um software completo, como os que trabalham com preços diferentes para cada perfil de cliente, pode não compensar para lojas virtuais que têm pouco volume de vendas. Isso porque as ferramentas são pagas, e é preciso comprar uma licença de uso. “Provavelmente, o ganho que o pequeno terá não pagará o gasto. Entretanto, é possível aproveitar oportunidades, como períodos gratuitos de teste e descontos agressivos oferecidos por essas plataformas. Além disso, alguns marketplaces já estão oferecendo esses softwares de forma gratuita a seus parceiros”, diz o professor. É possível avaliar em qual estágio de compra a pessoa está e, com base nisso, fazer ofertas diferentes conforme o perfil de cada usuário Marcelo Coutinho, professor e coordenador do mestrado profissional em Administração da FGV EAESP Alguns setores carecem de soluções mais complexas, já que nem sempre os produtos e serviços são comparáveis aos dos concorrentes Marcel Jacob, diretor de e-commerce e client service na Synapcom

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