Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  32 / 140 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 32 / 140 Next Page
Page Background

Fotografe Melhor n

o

227

32

Para participar desta seção, envie

no máximo dez fotos do seu

portfólio, em baixa resolução, para o

e-mail:

fotografe@europanet.com.br

.

Serão publicados somente os que

forem selecionados pela redação, um

portfólio a cada edição.

cendo, e, em2009, quando semu-

dou para Recife (PE) por conta de

uma transferência de trabalho de

sua mulher, ele então foi estudar

FotografianaUniversidadeCatólica

de Pernambuco. “Meu conheci-

mento de fotografia eramuito em-

pírico. Foi bomter feito a faculdade

paraaprendermais técnicasesobre

o mercado de trabalho”, conta.

Embora já estivesse cursando

fotografia, amaiorpartedotrabalho

de Giovane era ainda com audiovi-

sual. Em2010, quando foi chamado

parafazerumvídeo institucional so-

bre agropecuária, aproveitou que

estavacomumaCanonEOS5DMark

II, que tambémfilmava, e fez algu-

mas fotos autorais. “Era um baita

lugar.Nãopodiaperder aoportuni-

dadede fotografaraquelascabeças

de gado”, lembra. Depois, o cliente

pediupara ver as fotosqueGiovane

havia feito e gostou tanto do resul-

tado que passou a chamá-lo para

fazermais fotosdeagronegócios, o

que se tornou sua área de atuação.

SegundoGiovane, apesar deser

umtrabalho institucional, ésempre

possível colocarumpoucodepoesia

nessas imagens. O ar poético vem

especialmente do horário em que

o fotógrafosai para fazer os cliques

– começo damanhã e fimda tarde

– acompanhado de suaCanonEOS

5DMark III e das lentes 16-35mm

f/2.8, 24-70 mm f/2.8, 70-200 mm

f/2.8 e 300 mm f/4 (além de filtro

polarizador, filtros ND e ND Gra-

duado, tripé e monopé).

Com a formação inicial no au-

diovisual, suas referências vêm do

cinema. O diretor Vittório Storaro,

de

Apocalypse Now

(1979), é uma

das principais inspirações de Gio-

vane. “A luz do cinema é muito pe-

culiar.Oquemeatrai no trabalhode

Storaro é como ele trabalha a cor”,

diz.Depoisdosregistros feitos, o fo-

tógrafocostumatrabalharumpouco

a foto no Lightroom trazendo um

tommaisdouradoparaas imagens.

É o toque pessoal que os clientes

aprovam quando veem as fotos.

A experiência com audiovisual influenciou o catarinense que explora imagens

com movimento, como a colheita da soja (acima) e o gado em ação (abaixo)

Fotos: Giovane Rocha