Fotografe Melhor n
o
227
32
Para participar desta seção, envie
no máximo dez fotos do seu
portfólio, em baixa resolução, para o
e-mail:
fotografe@europanet.com.br.
Serão publicados somente os que
forem selecionados pela redação, um
portfólio a cada edição.
cendo, e, em2009, quando semu-
dou para Recife (PE) por conta de
uma transferência de trabalho de
sua mulher, ele então foi estudar
FotografianaUniversidadeCatólica
de Pernambuco. “Meu conheci-
mento de fotografia eramuito em-
pírico. Foi bomter feito a faculdade
paraaprendermais técnicasesobre
o mercado de trabalho”, conta.
Embora já estivesse cursando
fotografia, amaiorpartedotrabalho
de Giovane era ainda com audiovi-
sual. Em2010, quando foi chamado
parafazerumvídeo institucional so-
bre agropecuária, aproveitou que
estavacomumaCanonEOS5DMark
II, que tambémfilmava, e fez algu-
mas fotos autorais. “Era um baita
lugar.Nãopodiaperder aoportuni-
dadede fotografaraquelascabeças
de gado”, lembra. Depois, o cliente
pediupara ver as fotosqueGiovane
havia feito e gostou tanto do resul-
tado que passou a chamá-lo para
fazermais fotosdeagronegócios, o
que se tornou sua área de atuação.
SegundoGiovane, apesar deser
umtrabalho institucional, ésempre
possível colocarumpoucodepoesia
nessas imagens. O ar poético vem
especialmente do horário em que
o fotógrafosai para fazer os cliques
– começo damanhã e fimda tarde
– acompanhado de suaCanonEOS
5DMark III e das lentes 16-35mm
f/2.8, 24-70 mm f/2.8, 70-200 mm
f/2.8 e 300 mm f/4 (além de filtro
polarizador, filtros ND e ND Gra-
duado, tripé e monopé).
Com a formação inicial no au-
diovisual, suas referências vêm do
cinema. O diretor Vittório Storaro,
de
Apocalypse Now
(1979), é uma
das principais inspirações de Gio-
vane. “A luz do cinema é muito pe-
culiar.Oquemeatrai no trabalhode
Storaro é como ele trabalha a cor”,
diz.Depoisdosregistros feitos, o fo-
tógrafocostumatrabalharumpouco
a foto no Lightroom trazendo um
tommaisdouradoparaas imagens.
É o toque pessoal que os clientes
aprovam quando veem as fotos.
A experiência com audiovisual influenciou o catarinense que explora imagens
com movimento, como a colheita da soja (acima) e o gado em ação (abaixo)
Fotos: Giovane Rocha