77
Ah, nem vem. Todo mundo gosta de um clássico
do Blondie, pode admitir.
Quando a SingStore foi lançada, 41 músicas
vieram juntas com ela. Foi uma boa estreia.
Está competindo em um dueto? Então não erre
as partes cantadas por Elton John.
A
ssim como falar sobre sexo
e admitir que comprou um CD
do Coldplay, karaokê era um
tabu para muitos jogadores
de videogame até a chegada
de
SingStar
. Ele permitia
que você fosse o mais novo
aspirante de um reality show de música,
mas sem o risco da humilhação pública, no
conforto do seu lar. Um jogo que conseguiu
fazer algo que pouquíssimos videogames
conseguiram: quebrar o gelo com o sexo
oposto quando era ligado em festas.
Era um jogo que meninos e meninas
podiam curtir de forma igual, com sistemas
fáceis de entender e absolutamente perfeito
para jogar em dupla. Cante no microfone
vermelho ou azul. Combine seu tom com as
barras altas e baixas na tela. Ganhe mais
pontos que seu oponente para vencer. Dê
risada (se vencer), xingue, (se perder), mas
tudo em um ambiente seguro.
Não era apenas a parte de jogar que
fazia de
SingStar
a alma da festa. Também
foi uma revolução como um jogo para se
assistir. Vídeos reais criavam o pano de
fundo para dar um toque de vergonha ao
ver seus amigos desafinados tentando
alcançar as linhas na tela, que mais
pareciam um monitor cardíaco, mas que
jamais falhavam em gerar boas risadas.
Enquanto em
Guitar Hero
e
Rock Band
as
risadas evaporavam no instante em que
todo mundo, mesmo que tenha problema de
afinação em todas as músicas.
Quando os lançamentos temáticos
voltaram, foram direcionados para públicos
bem específicos, o que transformou
SingStar
em um jogo para qualquer hora. Bandas como
Take That para a mamãe, Queen para o papai,
ABBA para os primos mais velhos e Dance
para os outros. Em seu quinto aniversário, as
mais de mil músicas disponíveis na SingStore
tinham mais de 4 milhões de downloads. O
caminho da série até o topo estava completo.
Só que os recentes ventos da mudança
ameaçam seu lugar no cume do sucesso. O
Ultimate Party
do PS4 tem se mostrado um
erro, por não ser tão acessível quanto os
jogos anteriores e não ser compatível com
as músicas compradas no PS3. É uma pena,
porque durante uma época, muita gente em
diferentes países viveu o sonho de ser um
astro do rock ou do pop.
Muita gente deixou de cantar em karaokê
por vergonha, mas comprou briga com os
vizinhos ao cantar na sala
SOLTANDO A VOZ
O LANÇAMENTO
DOSMICROFONES
SEMFIOFEZGRANDE
DIFERENÇANASÉRIE
LEMBRANÇAS INESQUECÍVEIS
você passava a guitarra para alguém, em
SingStar
essa relação com os espectadores
é perpétua, independentemnte de quem cante.
A série apareceu primeiro no PS2, em
maio de 2004, e "Take On Me" do A-ha e
"YMCA" do Village People foram os grandes
destaques do disco inaugural. Depois vieram
vários lançamentos temáticos, como músicas
dos anos 1980 e hinos do rock, mas isso
também trouxe um problema junto com o
aumento na popularidade: uma pausa bem
chata toda vez que era preciso trocar de
disco. Baixar músicas individuais parecia o
único jeito de resolver o problema, e foi
isso que a versão para PS3 fez.
VEM DO CORAÇÃO
É essa versão que continua sendo o ponto
mais alto da série – e do PS3, em termos de
jogo casual. Uma interface bem melhor, um
monte de opções de compartilhamento online,
um catálogo de DLC crescente e (em março de
2009) o lançamento de microfones sem fio
transformaram a Hannah Montana do PS2 na
Miley Cyrus do PS3: uma estrela adorada por
SINGSTAR