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Ah, nem vem. Todo mundo gosta de um clássico

do Blondie, pode admitir.

Quando a SingStore foi lançada, 41 músicas

vieram juntas com ela. Foi uma boa estreia.

Está competindo em um dueto? Então não erre

as partes cantadas por Elton John.

A

ssim como falar sobre sexo

e admitir que comprou um CD

do Coldplay, karaokê era um

tabu para muitos jogadores

de videogame até a chegada

de

SingStar

. Ele permitia

que você fosse o mais novo

aspirante de um reality show de música,

mas sem o risco da humilhação pública, no

conforto do seu lar. Um jogo que conseguiu

fazer algo que pouquíssimos videogames

conseguiram: quebrar o gelo com o sexo

oposto quando era ligado em festas.

Era um jogo que meninos e meninas

podiam curtir de forma igual, com sistemas

fáceis de entender e absolutamente perfeito

para jogar em dupla. Cante no microfone

vermelho ou azul. Combine seu tom com as

barras altas e baixas na tela. Ganhe mais

pontos que seu oponente para vencer. Dê

risada (se vencer), xingue, (se perder), mas

tudo em um ambiente seguro.

Não era apenas a parte de jogar que

fazia de

SingStar

a alma da festa. Também

foi uma revolução como um jogo para se

assistir. Vídeos reais criavam o pano de

fundo para dar um toque de vergonha ao

ver seus amigos desafinados tentando

alcançar as linhas na tela, que mais

pareciam um monitor cardíaco, mas que

jamais falhavam em gerar boas risadas.

Enquanto em

Guitar Hero

e

Rock Band

as

risadas evaporavam no instante em que

todo mundo, mesmo que tenha problema de

afinação em todas as músicas.

Quando os lançamentos temáticos

voltaram, foram direcionados para públicos

bem específicos, o que transformou

SingStar

em um jogo para qualquer hora. Bandas como

Take That para a mamãe, Queen para o papai,

ABBA para os primos mais velhos e Dance

para os outros. Em seu quinto aniversário, as

mais de mil músicas disponíveis na SingStore

tinham mais de 4 milhões de downloads. O

caminho da série até o topo estava completo.

Só que os recentes ventos da mudança

ameaçam seu lugar no cume do sucesso. O

Ultimate Party

do PS4 tem se mostrado um

erro, por não ser tão acessível quanto os

jogos anteriores e não ser compatível com

as músicas compradas no PS3. É uma pena,

porque durante uma época, muita gente em

diferentes países viveu o sonho de ser um

astro do rock ou do pop.

Muita gente deixou de cantar em karaokê

por vergonha, mas comprou briga com os

vizinhos ao cantar na sala

SOLTANDO A VOZ

O LANÇAMENTO

DOSMICROFONES

SEMFIOFEZGRANDE

DIFERENÇANASÉRIE

LEMBRANÇAS INESQUECÍVEIS

você passava a guitarra para alguém, em

SingStar

essa relação com os espectadores

é perpétua, independentemnte de quem cante.

A série apareceu primeiro no PS2, em

maio de 2004, e "Take On Me" do A-ha e

"YMCA" do Village People foram os grandes

destaques do disco inaugural. Depois vieram

vários lançamentos temáticos, como músicas

dos anos 1980 e hinos do rock, mas isso

também trouxe um problema junto com o

aumento na popularidade: uma pausa bem

chata toda vez que era preciso trocar de

disco. Baixar músicas individuais parecia o

único jeito de resolver o problema, e foi

isso que a versão para PS3 fez.

VEM DO CORAÇÃO

É essa versão que continua sendo o ponto

mais alto da série – e do PS3, em termos de

jogo casual. Uma interface bem melhor, um

monte de opções de compartilhamento online,

um catálogo de DLC crescente e (em março de

2009) o lançamento de microfones sem fio

transformaram a Hannah Montana do PS2 na

Miley Cyrus do PS3: uma estrela adorada por

SINGSTAR