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LIÇÃO DE CASA

Fotografe Melhor n

o

227

106

O tema para a próxima edição,

a 228, será paisagem noturna. Caso

você tenha uma boa foto sobre o

assunto, envie-a para a redação pelo

e-mail fotografe

@

europanet.com.br

até o dia 5 de agosto de 2015 e

coloque no assunto “Lição de

Casa”. Cada leitor pode mandar

apenas uma foto. As imagens

enviadas serão avaliadas e poderão

ser usadas como exemplos no

artigo de Laurent Guerinaud. A

ideia é que os leitores ilustrem as

informações passadas pelo

especialista. Apenas as fotos

selecionadas serão publicadas.

Mande sua foto para a

seção Lição de Casa

quando encontrar umgrupo, uma

pessoa, uma cena ou uma situação

interessante. Outra opção é pro-

curar um cenário atraente e es-

perar a ação se desenvolver à fren-

te da objetiva. Comexperiência, é

possível até combinar os dois e

antecipar os potenciais aconteci-

mentos, posicionando-se no lugar

certo para fotografá-los no mo-

mento decisivo.

Assim, é possível acertar com

antecedência os parâmetros da

câmera e escolher a melhor ilu-

minação para a cena. E, já que o

assunto são as pessoas, é reco-

mendável evitar as luzes fortes do

sol de meio-dia, que produzem

sombras duras nos rostos. Favo-

reça as primeiras ou últimas horas

do dia, quando a luz émais suave,

ou fotografe à sombra, evitando os

contrastes apoiados.

COMPORTAMENTO

Um dos principais atores do

teatro da vida nas ruas é o próprio

fotógrafo. A primeira dificuldade,

para alguns, é registrar pessoas

desconhecidas. Mas existem al-

guns truques para compensar a

timidez natural do iniciante. O pri-

meiro é perceber e se convencer

de que, apesar da diversidade das

reações das pessoas ao notarem

que estão sendo fotografadas, ra-

ramente elas são negativas.

Mas é bom ter uma resposta

pronta para quemperguntar sobre

o que você está fazendo. Do tipo:

“é um projeto artístico: fotografo

a rua e as pessoas que passampor

aqui”. Se você não se sentir con-

fortável, pode sair emgrupo, com

outros fotógrafos (é também pro-

veitoso em termos de segurança).

E pedir permissão à pessoa antes

de clicar é outromeio de fotografar

commais tranquilidade (mas, nes-

se caso, perde-se onatural da cena

instantânea). Uma vez permitido,

tenha a educação de mostrar a

imagemà pessoa depois do clique,

como agradecimento.

Passada a trava da timidez, o

fotógrafo de rua experimentado

até procura o olhar direto das pes-

soas, captando atitudes bem inte-

ressantes, como curiosidade ou

surpresa (e esses olhares breves

podemrender imagens impactan-

tes). Em geral, busca-se passar

despercebido para registrar atitu-

des mais naturais. Porém, não há

regra. Cada umpode desenvolver

um estilo próprio.

Ao lado, Jurcy Querido flagrou

uma família sentada na calçada

para descansar durante uma

festa; mais abaixo, uma moça

concentrada no seu celular,

em foto de Junior Moreira

Jurcy Querido

Junior Moreira