

LIÇÃO DE CASA
Fotografe Melhor n
o
227
106
O tema para a próxima edição,
a 228, será paisagem noturna. Caso
você tenha uma boa foto sobre o
assunto, envie-a para a redação pelo
e-mail fotografe
@
europanet.com.br
até o dia 5 de agosto de 2015 e
coloque no assunto “Lição de
Casa”. Cada leitor pode mandar
apenas uma foto. As imagens
enviadas serão avaliadas e poderão
ser usadas como exemplos no
artigo de Laurent Guerinaud. A
ideia é que os leitores ilustrem as
informações passadas pelo
especialista. Apenas as fotos
selecionadas serão publicadas.
Mande sua foto para a
seção Lição de Casa
quando encontrar umgrupo, uma
pessoa, uma cena ou uma situação
interessante. Outra opção é pro-
curar um cenário atraente e es-
perar a ação se desenvolver à fren-
te da objetiva. Comexperiência, é
possível até combinar os dois e
antecipar os potenciais aconteci-
mentos, posicionando-se no lugar
certo para fotografá-los no mo-
mento decisivo.
Assim, é possível acertar com
antecedência os parâmetros da
câmera e escolher a melhor ilu-
minação para a cena. E, já que o
assunto são as pessoas, é reco-
mendável evitar as luzes fortes do
sol de meio-dia, que produzem
sombras duras nos rostos. Favo-
reça as primeiras ou últimas horas
do dia, quando a luz émais suave,
ou fotografe à sombra, evitando os
contrastes apoiados.
COMPORTAMENTO
Um dos principais atores do
teatro da vida nas ruas é o próprio
fotógrafo. A primeira dificuldade,
para alguns, é registrar pessoas
desconhecidas. Mas existem al-
guns truques para compensar a
timidez natural do iniciante. O pri-
meiro é perceber e se convencer
de que, apesar da diversidade das
reações das pessoas ao notarem
que estão sendo fotografadas, ra-
ramente elas são negativas.
Mas é bom ter uma resposta
pronta para quemperguntar sobre
o que você está fazendo. Do tipo:
“é um projeto artístico: fotografo
a rua e as pessoas que passampor
aqui”. Se você não se sentir con-
fortável, pode sair emgrupo, com
outros fotógrafos (é também pro-
veitoso em termos de segurança).
E pedir permissão à pessoa antes
de clicar é outromeio de fotografar
commais tranquilidade (mas, nes-
se caso, perde-se onatural da cena
instantânea). Uma vez permitido,
tenha a educação de mostrar a
imagemà pessoa depois do clique,
como agradecimento.
Passada a trava da timidez, o
fotógrafo de rua experimentado
até procura o olhar direto das pes-
soas, captando atitudes bem inte-
ressantes, como curiosidade ou
surpresa (e esses olhares breves
podemrender imagens impactan-
tes). Em geral, busca-se passar
despercebido para registrar atitu-
des mais naturais. Porém, não há
regra. Cada umpode desenvolver
um estilo próprio.
Ao lado, Jurcy Querido flagrou
uma família sentada na calçada
para descansar durante uma
festa; mais abaixo, uma moça
concentrada no seu celular,
em foto de Junior Moreira
Jurcy Querido
Junior Moreira