Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  104 / 140 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 104 / 140 Next Page
Page Background

sário se aproximar bastante do tema pa-

ra conseguir o desfoque desejado.

A exposição e o equilíbrio de branco

podemserdeixadosnosmodosautomá-

ticos (matricial ou avaliativo para a foto-

metria AWB ou modo ensolarado para a

cor) e corrigidos somente em situações

incomuns,comocenasbemescuras,mui-

toclarasoucomluzesartificiais.Nocaso,

alguns testesno local eumpoucodeprá-

tica ajudam a encontrar o ajuste certo.

COMPOSIÇÃO

A composição precisa ser perfeita-

mente apurada. Nesse intuito, tenha em

mente a regra dos terços: posição ideal

dos elementos fortes nos terços da ima-

gem.Sejaatentoaosdetalhes(proveitosos

ouperturbadores), poisésempre interes-

sante ter vários pontos de destaque no

quadroparaguiaroobservador,massem

excesso para não poluir a imagem. Isso

podesermaisdifícilcomagrande-angular

porqueela incluimaiselementos.Procure

ângulos originais, como aonível do chão,

incluindo o pavimento no quadro.

Paracenasdavidacotidiana, tente in-

serirotemanoambiente,nocontexto(rua,

arquitetura, outrospassantes...) parares-

saltaraautenticidadedacena.Noentanto,

fotografiaderuaétãopessoalquearegras

decomposiçãopodemserdesrespeitadas

para deixar mais espaço à criatividade e

à interpretação artística do autor.

Na prática, uma alternativa é passear

pelas ruas sempre pronto para disparar

Mauro Gonzaga obteve

uma foto bacana ao

registrar o movimento

da rua com o senhor

sentado, estático

Denys Flores trabalhou

o movimento com os

reflexos em uma vitrine

104

Fotografe Melhor n

o

227

LIÇÃO DE CASA

4

Mauro Gonzaga

Denys Flores