

sário se aproximar bastante do tema pa-
ra conseguir o desfoque desejado.
A exposição e o equilíbrio de branco
podemserdeixadosnosmodosautomá-
ticos (matricial ou avaliativo para a foto-
metria AWB ou modo ensolarado para a
cor) e corrigidos somente em situações
incomuns,comocenasbemescuras,mui-
toclarasoucomluzesartificiais.Nocaso,
alguns testesno local eumpoucodeprá-
tica ajudam a encontrar o ajuste certo.
COMPOSIÇÃO
A composição precisa ser perfeita-
mente apurada. Nesse intuito, tenha em
mente a regra dos terços: posição ideal
dos elementos fortes nos terços da ima-
gem.Sejaatentoaosdetalhes(proveitosos
ouperturbadores), poisésempre interes-
sante ter vários pontos de destaque no
quadroparaguiaroobservador,massem
excesso para não poluir a imagem. Isso
podesermaisdifícilcomagrande-angular
porqueela incluimaiselementos.Procure
ângulos originais, como aonível do chão,
incluindo o pavimento no quadro.
Paracenasdavidacotidiana, tente in-
serirotemanoambiente,nocontexto(rua,
arquitetura, outrospassantes...) parares-
saltaraautenticidadedacena.Noentanto,
fotografiaderuaétãopessoalquearegras
decomposiçãopodemserdesrespeitadas
para deixar mais espaço à criatividade e
à interpretação artística do autor.
Na prática, uma alternativa é passear
pelas ruas sempre pronto para disparar
Mauro Gonzaga obteve
uma foto bacana ao
registrar o movimento
da rua com o senhor
sentado, estático
Denys Flores trabalhou
o movimento com os
reflexos em uma vitrine
104
Fotografe Melhor n
o
227
LIÇÃO DE CASA
4
Mauro Gonzaga
Denys Flores