

adequadae tambémpermiteao fo-
tógrafo se manter a distância para
não ser percebido.
PARÂMETROS
Emgeral, o fotógrafoderua tra-
balhacomtemposdeexposiçãocur-
tos (como1/90s, 1/125soumais rá-
pidos, para congelar o movimento
qualquer que seja a velocidade do
tema)ediafragmamaisfechado (co-
mof/8, f/11oumaiorvalordef/)para
alcançar uma maior profundidade
decampodemaneiraa ter todosos
planosnítidos–tambémajudaaevi-
tar erros de foco.
E como esses dois ajustes re-
duzema quantidade de luz que al-
cançaosensor éprecisobuscarum
compromisso satisfatório entre os
doisaumentando (se fornecessário)
a sensibilidade ISOdentro do acei-
tável para o equipamento em ter-
Objetivas de distância focal fixa
(geralmente 24, 28, 35 ou 50 mm)
combinam discrição, qualidade e
abertura ampla, o que facilita a fo-
tografia em ambientes escuros e
permite destacar os temas desfo-
cando fundos poluídos. Alémdisso,
fazemcomque o fotógrafo semova
para procurar o enquadramento
ideal, um ótimo exercício para
aprender a compor comequilíbrio.
Lentes zoom, como a básica 18-
55mm(APS-C) ouamais avançada
24-70 mm (
full frame
), também
podemsermuito proveitosas pela
versatilidade.
Adistância focal aserusadade-
pende do tipo de foto que se deseja
captar. A grande-angular é ótima
para captar cenas de vida, repre-
sentandoo temanoambiente. Para
retratos, umadistância focalmaior,
a partir de 50 mm, pode ser mais
Da sacada de um prédio
no centro de São paulo
(SP), Thaísa Fernandes
registrou a mulher e seu
carrinho, com dois cães
quanto a reflex (DSLR) permite
destacar um tema desfocando o
fundo graças à profundidade de
campo menor, desde que com a
lente certa e correta.
Para quem optar pela DSLR, é
recomendável evitar a teleobjetiva
grande, pesada e pouco discreta.
Puristas falam que as distâncias
focais menores (grande-angular)
são asmais adequadas à fotografia
de rua (até 35mmpara sensor
full
frame
ou 24 mm para APS-C). No
caso, elas obrigam o fotógrafo (e
consequentemente o observador)
a entrar no coração da ação, da ce-
na fotografada.
102
Fotografe Melhor n
o
227
LIÇÃO DE CASA
Thaísa Fernandes