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RAIO X

Fotografe Melhor n

o

227

92



Rodrigo y

Castro,

São Paulo (SP)

A atitude do

pássaro e o fundo

desfocado agradam.

Para mais dinamismo,

você poderia ter

inclinado a câmera a

fim de posicionar o

pássaro e o galho em

diagonal, em vez de

centralizá-lo no quadro.

Enfim, o foco está

errado, medido nas

asas e nas pernas em

vez do olho, que é o

elemento mais

importante em um

retrato de vida animal.

Equipamento:

Nikon

D7100 com objetiva

Nikkor 80-400 mm

Exposição:

f/5.6, 1/320s

e ISO 1600



Gostei da posição da

corda, em círculos, que leva

o olhar para o centro. Não

curti muito a gestão da

profundidade de campo,

que deixou a maior parte

da pedra desfocada. Enfim,

uma maior atenção à base

teria sido desejável: no

mínimo tirando as

duas manchas (pontos

molhados?) do lado

esquerdo, logo abaixo da

pedra; ou, melhor ainda,

usando um pano vermelho,

roxo ou azul para

valorizar o colar.

Equipamento:

Nikon

Coolpix S3600 com objetiva

equivalente a 25-200 mm

Exposição:

f/3.7, 1/30s

e ISO 600

Pedro Henrique Sena,

Belo Horizonte (MG)

Renato Cassiano,

São Paulo (SP)

O desequilíbrio entre as

partes inferior e superior

da imagem incomoda.

Todos os elementos (gato,

janelas e o registro) estão

na parte de cima enquanto

a parte de baixo ficou

completamente vazia.

Além disso, as linhas

ficaram tortas por causa

do efeito da perspectiva

(devido ao fato de apontar

a câmera de baixo para

cima). Para evitar esse

efeito, você poderia ter

se afastado mais e tentado

apontar a câmera na

horizontal, recortando

depois a imagem

conforme desejasse.

Equipamento:

Sony

NEX-F3 com objetiva

Sony 18-55 mm

Exposição:

f/6.3, 1/125s

e ISO 200

Daniel Freddy,

São Luís (MA)

A falta de dinamismo da

imagem vem do fato de que

a lagoa ficou totalmente

centralizada: o observador

não encontra pontos de

destaque, linhas ou curvas

para guiar o seu olhar. O

primeiro plano também não

agrada. A dica seria procurar

um ponto de vista e um

enquadramento mais

dinâmicos, aproveitando

as linhas das montanhas,

como diagonais, e buscando

elementos de destaque para

captar o olhar do observador.

Se não quisesse cortar a

lagoa, poderia também abrir

mais o enquadramento,

posicionando-a na lateral.

Equipamento:

Nikon

D7000 com objetiva

Nikkor 18-105 mm

Exposição:

f/10, 1/4000s

e ISO 320