

RAIO X
Fotografe Melhor n
o
213
94
27
Leandro Higa,
São Paulo (SP)
Dandara Raisa,
Guarantã (MT)
O grande espaço vazio
atrás do besouro, à direita,
incomoda. Foi somente
quando cortei a imagem,
conforme sugerido, é que
percebi que o elemento de
metal é uma câmera em
miniatura. Veja como um
enquadramento mais
fechado deixou a cena
mais impactante. Além
disso, você puxou demais
o contraste, deixando as
partes mais claras
estouradas e as mais
escuras sem detalhes,
o que prejudica
principalmente a
“barriga” do besouro.
Equipamento:
Nikon
D90 com objetiva
Nikkor 18-105 mm
Exposição:
f/6.3, 1/50s
e ISO 320
Devido à contraluz, o
fundo branco incomoda um
pouco. Ele poderia ter sido
aproveitado à maneira de
um fundo de estúdio se
você tivesse apontado a
câmera mais para a direita,
reduzindo o espaço
ocupado pela árvore, que
compete com o fundo
branco e limita o destaque
do esquilo (por ser da
mesma cor). Além disso, o
foco não ficou bem no olho
do tema (o ponto mais
nítido da foto é a pata).
Equipamento:
Canon
EOS T5i com objetiva
Canon 18-135 mm
Exposição:
f/5.6, 1/125s
e ISO 200
4
Carlos Cruz,
João Pessoa (PB)
O céu é muito atraente,
e a combinação do fundo
azul com o primeiro plano
amarelo, muito agradável.
Porém, o observador sente
falta de algum ponto de
destaque para captar-lhe
a atenção, atrair seu olhar
dentro da imagem e
despertar seu interesse:
um barco no mar, alguns
pássaros, uma pessoa,
uma sombra ou uma flor
no primeiro plano...
Equipamento:
Nikon
D5300 com objetiva
Nikkor 10-24 mm
Exposição:
f/4, 1/5s
e ISO 1600
Marininha
Maracci Zahler,
Brasília (DF)
Repetições e desfoque
progressivo sempre
trazem imagens atraentes.
A combinação de cores
vivas também agrada.
Porém, os ferros muito
visíveis no primeiro plano
estragam a cena. Veja o
enquadramento
recomendado, eliminando
os ferros sem graça e
deixando em destaque a
pulseira violeta no canto
superior esquerdo.
Equipamento:
Nikon
D700 com objetiva
Nikkor 18-105 mm
Exposição:
f/8, 1/160s
e ISO 200