Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  93 / 140 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 93 / 140 Next Page
Page Background

Agosto 2015

93



Marcos Donato,

São Paulo (SP)

Os momentos que

seguem a chuva podem

proporcionar luzes

peculiares muito atraentes.

Esse céu valia o registro.

Porém, faltou um primeiro

plano mais chamativo para

que a foto agradasse mais

ao observador. Além disso,

a data na imagem tira toda

a pretensão artística dela.

Veja no manual da

câmera como excluí-la.

As propriedades do arquivo

da imagem permitirão

encontrar essa informação

depois, no computador.

A maioria das câmeras

também permite incluir a

data no nome dos arquivos.

Equipamento:

Nikon

Coolpix L820 com objetiva

equivalente a 23-675 mm

Exposição:

f/3. 1/250s

e ISO 125







Fernando Martins,

Guarulhos (SP)

O ambiente ficou

atraente e misterioso, tanto

pelo céu carregado quanto

pelas luzes artificiais das

habitações. Porém, o

corte inferior incomoda um

pouco o observador, que

sente falta de ver a parte

baixa das construções.

E o leve desfoque pode ter

várias causas: erro de foco

(comum à noite, podendo

ser resolvido ao passar

para o foco manual), falta

de estabilidade

do tripé ou vibração da

câmera na hora do clique

e do levantar do espelho,

que pode ser resolvido

usando controle remoto

ou temporizador.

Equipamento:

Canon

EOS T5 com objetiva

Canon 18-55 mm

Exposição:

f/8, 1/30s

e ISO 100



Dercio Geraldo,

São Paulo (SP)

O observador não

entende direito qual é o

assunto principal da foto.

Além do galho da estranha

luz na borda inferior do

lado esquerdo, são

muitos elementos, todos

posicionados no eixo

central, cortando as

projeções azuis à direita

e deixando um grande

espaço vazio em cima.

Outro ponto de vista

provavelmente teria

permitido organizar os

distintos elementos de

maneira mais harmoniosa.

Equipamento:

Nikon

D7100 com objetiva

Nikkor 18-300 mm

Exposição:

f/4, 1/40s e ISO

12.600 (flash no manual)



Waldir Lemos,

Araxá (MG)

Por que cortar o pé

do homem quando havia

tanto espaço em cima? O

enquadramento que você

escolheu deixou bastante

espaço para a água, mas

não há outros pontos de

destaque, o que reduz

um pouco o impacto da

foto. Uma possibilidade

era abrir mais o

enquadramento, para

enfatizar a paisagem;

ou, ao contrário, fechá-lo

conforme sugerido

para ressaltar a atitude

do rapaz.

Equipamento:

Kodak

Easy Share Max Z990n

com objetiva equivalente

a 28-840 mm

Exposição:

f/4, 1/2000s

e ISO 125



