Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  16 / 68 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 16 / 68 Next Page
Page Background

Técnica&Prática

16

Ambos os especialistas

afirmam que o domínio da

técnica é imprescindível para

poder construir uma imagem

conceitualmente. E para se

conseguir o domínio é

importante praticar, e muito, todos os

dias. Outro detalhe importante é

aprender com bons profissionais.

“Você pode ser intuitivo, desde que

sua intuição seja baseada em

conhecimento. Se conseguir executar

bem o que pensou, significa que

tecnicamente você está bem.

O importante é escolher bons

profissionais para aprender e evoluir na

área que deseja seguir e que ajudem a

descobrir um caminho que tenha a ver

com seus gostos pessoais, mas que

também lhe faça sair da zona de

conforto”, explica Valdemir.

E para alcançar esse rigor técnico e

essa bagagem não se pode ter preguiça.

Com a facilidade de informação na

internet, pretensos fotógrafos estão

deixando de procurar workshops

com profissionais de ponta, de visitar

exposições, seja de fotografias

ou de artes visuais, e deixando

de comprar livros de fotografia.

“Se você perguntar quantos

livros um fotógrafo compra por

mês para ter em casa e decupar

a foto, a maioria não deve ter comprado

um livro desses nos últimos três meses”,

avalia Valdemir.

SAIBA OUVIR CRÍTICAS

Se por um lado as redes sociais

ajudam as pessoas a divulgar o seu

trabalho, por outro, ali, não há espaço

para crítica e para uma evolução do

trabalho. “Nas redes sociais, você se

protege. Você cria uma imagem, posta

alguns clichês que as pessoas gostam

e recebe aplausos. É nesse momento

que você corre o risco de cair no lugar-

-comum do que as pessoas conseguem

facilmente assimilar e gostar. Um

bom fotógrafo é aquele que quebra

paradigmas”, alerta Renato.

É muito importante, para quem está

começando, mostrar o trabalho para

profissionais sérios e pelo qual tenha

Para não ser

apenas um

clicador, você

tem de fazer

fotos com uma

narrativa, ir

além da

superfície

Valdemir Cunha

As fotos foram

feitas na

comunidade

Kalungo, no

interior de Goiás,

divisa com

Tocantins