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técnica&Prática
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dicAs técnicAs
PENSAR PARA CLICAR
Com a era digital, o velho e bom
visor óptico ganhou a companhia
do visor eletrônico e do monitor –
que nada mais é do que um visor
grandão. Os mais puristas podem
dizer: o visor é muito melhor, esse
negócio de enquadrar pelo monitor
nem parece fotografia. Esquecem
que durante muitas décadas
grandes fotógrafos pelo mundo
afora enquadravam com uma
Rolleiflex ou uma Hasselblad na
altura da cintura ou no visor óptico
imenso de uma câmera de grande
formato. Quer algo mais parecido
do que o enquadramento com os
monitores de hoje?
Por isso, de nada adianta
acertar exposição, foco e
profundidade de campo e errar na
ShutterStock
composição (ou o
design
da
fotografia, como preferem alguns).
Pensar antes de disparar é
fundamental. E, para isso, você
precisa exercitar o olhar, escolher
o que realmente importa mostrar
e não se contentar com um só
ponto de vista.
Mexa-se em torno do tema,
agache-se, deite-se, suba em algo
para ficar mais alto, faça
enquadramento horizontal e
vertical, chegue mais perto, afaste-
se (ou use o zoom), encontre um
elemento para o primeiro plano (se
for o caso), trabalhe o desfoque
seletivo ou a nitidez total. Com o
tempo e a prática, essas escolhas
ficarão cada vez mais intuitivas e
rápidas. E o
design
será mais
eficiente e criativo mesmo com os
limites do visor (ou do monitor).
A câmera de última geração com
a lente superluminosa do colega do
lado também não deve intimidá-lo.
Um olhar bem treinado, ousado e
criativo vale muito mais do que
qualquer equipamento. Os recursos
da câmera e a qualidade da objetiva
são ferramentas a mais para a sua
criatividade. Saber usá-las pode
ampliar as possibilidades, só isso.
Mas é claro que há exceções: no
fotojornalismo, por exemplo, o
registro de um flagrante ou um fato
de importância está acima das
preocupações de
design
. Há
momentos em que o fotojornalista
age por puro instinto e o que vale é
a informação contida na imagem ou
numa série delas. Ou seja, se você
estiver diante de uma situação
Enquadrar pelomonitor (acima) não diferemuito do que
se fazia antigamente comuma Hasselblad (no alto, à dir.)
ou comuma câmera de grande formato (ao lado)