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técnica&Prática

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dicAs técnicAs

PENSAR PARA CLICAR

Com a era digital, o velho e bom

visor óptico ganhou a companhia

do visor eletrônico e do monitor –

que nada mais é do que um visor

grandão. Os mais puristas podem

dizer: o visor é muito melhor, esse

negócio de enquadrar pelo monitor

nem parece fotografia. Esquecem

que durante muitas décadas

grandes fotógrafos pelo mundo

afora enquadravam com uma

Rolleiflex ou uma Hasselblad na

altura da cintura ou no visor óptico

imenso de uma câmera de grande

formato. Quer algo mais parecido

do que o enquadramento com os

monitores de hoje?

Por isso, de nada adianta

acertar exposição, foco e

profundidade de campo e errar na

ShutterStock

composição (ou o

design

da

fotografia, como preferem alguns).

Pensar antes de disparar é

fundamental. E, para isso, você

precisa exercitar o olhar, escolher

o que realmente importa mostrar

e não se contentar com um só

ponto de vista.

Mexa-se em torno do tema,

agache-se, deite-se, suba em algo

para ficar mais alto, faça

enquadramento horizontal e

vertical, chegue mais perto, afaste-

se (ou use o zoom), encontre um

elemento para o primeiro plano (se

for o caso), trabalhe o desfoque

seletivo ou a nitidez total. Com o

tempo e a prática, essas escolhas

ficarão cada vez mais intuitivas e

rápidas. E o

design

será mais

eficiente e criativo mesmo com os

limites do visor (ou do monitor).

A câmera de última geração com

a lente superluminosa do colega do

lado também não deve intimidá-lo.

Um olhar bem treinado, ousado e

criativo vale muito mais do que

qualquer equipamento. Os recursos

da câmera e a qualidade da objetiva

são ferramentas a mais para a sua

criatividade. Saber usá-las pode

ampliar as possibilidades, só isso.

Mas é claro que há exceções: no

fotojornalismo, por exemplo, o

registro de um flagrante ou um fato

de importância está acima das

preocupações de

design

. Há

momentos em que o fotojornalista

age por puro instinto e o que vale é

a informação contida na imagem ou

numa série delas. Ou seja, se você

estiver diante de uma situação

Enquadrar pelomonitor (acima) não diferemuito do que

se fazia antigamente comuma Hasselblad (no alto, à dir.)

ou comuma câmera de grande formato (ao lado)