

técnica&Prática
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poucos se lembram dessa
possibilidade.
Na seção Raio X, de Fotografe,
o articulista Laurent Guerinaud
volta e meia sugere cortes nas
imagens enviadas pelos leitores, e
fica evidente o quanto essas fotos
ganham em qualidade. Na edição
222, logo na abertura da seção, ele
dá um grande exemplo. A leitora
Cíntia Queli, de Nova Iguaçu (RJ),
fotografou um skatista durante
uma manobra com um corte
horizontal. Guerinaud não só
sugeriu um corte vertical na foto
como a inverteu, valorizando a
sombra do skatista. A imagem
ficou muito melhor, mais atraente
e dinâmica.
São exercícios assim que você
pode fazer em casa com suas fotos,
já que hoje é muito fácil duplicá-las
digitalmente. Tente fazer recortes
em imagens já feitas buscando
reduzir o número de elementos,
eliminar espaços vazios
exagerados, fechar mais o quadro e
transformar imagens horizontais
em verticais. Isso pode ajudá-lo a
pensar melhor em composições
futuras, em como destacar o
elemento mais importante do
quadro e ver através do visor com
um olhar de edição.
QUEBRAR REGRAS
Com a prática constante, o
fotógrafo tem todas as condições de
aprender a compor tendo o rácio de
Fibonacci e a Regra dos Terços como
guia. Depois de aprender bem como
usá-las, chega a hora de romper
com as normas. Mas só consegue
quebrar as regras de composição
quem realmente as entende e sabe
por que está fazendo isso. Há na
fotografia contemporânea muitos
trabalhos ditos de arte em que os
autores gostam de dizer que
Com um corte e um giro 180
o
na
imagem, o articulista Laurent
Guerinaud valorizou a foto da leitora
Cíntia Queli, de Nova Iguaçu (RJ)
“quebram as regras”. O problema é
que boa parte não conhece as regras
e nunca produziu nada tendo-as
como referência.
Para citar um dos muitos
exemplos na arte, Pablo Picasso
primeiro aprendeu todas as regras
da pintura acadêmica (e graças a
isso fez seus primeiros quadros) para
depois quebrar as regras e tornar-se
um gênio. Você não precisa ser um
Picasso da fotografia, mas deve
procurar sempre um diferencial. E há
muitas ferramentas oferecidas pelo
equipamento e pela técnica
fotográfica, dois quesitos também
importantes de serem dominados.
Ou seja, saber que tipo de lente usar
para chegar a determinado resultado
é fundamental na hora de compor.
Saber ajustar uma abertura
adequada ao desfoque pretendido