Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  25 / 68 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 25 / 68 Next Page
Page Background

técnica&Prática

25

poucos se lembram dessa

possibilidade.

Na seção Raio X, de Fotografe,

o articulista Laurent Guerinaud

volta e meia sugere cortes nas

imagens enviadas pelos leitores, e

fica evidente o quanto essas fotos

ganham em qualidade. Na edição

222, logo na abertura da seção, ele

dá um grande exemplo. A leitora

Cíntia Queli, de Nova Iguaçu (RJ),

fotografou um skatista durante

uma manobra com um corte

horizontal. Guerinaud não só

sugeriu um corte vertical na foto

como a inverteu, valorizando a

sombra do skatista. A imagem

ficou muito melhor, mais atraente

e dinâmica.

São exercícios assim que você

pode fazer em casa com suas fotos,

já que hoje é muito fácil duplicá-las

digitalmente. Tente fazer recortes

em imagens já feitas buscando

reduzir o número de elementos,

eliminar espaços vazios

exagerados, fechar mais o quadro e

transformar imagens horizontais

em verticais. Isso pode ajudá-lo a

pensar melhor em composições

futuras, em como destacar o

elemento mais importante do

quadro e ver através do visor com

um olhar de edição.

QUEBRAR REGRAS

Com a prática constante, o

fotógrafo tem todas as condições de

aprender a compor tendo o rácio de

Fibonacci e a Regra dos Terços como

guia. Depois de aprender bem como

usá-las, chega a hora de romper

com as normas. Mas só consegue

quebrar as regras de composição

quem realmente as entende e sabe

por que está fazendo isso. Há na

fotografia contemporânea muitos

trabalhos ditos de arte em que os

autores gostam de dizer que

Com um corte e um giro 180

o

na

imagem, o articulista Laurent

Guerinaud valorizou a foto da leitora

Cíntia Queli, de Nova Iguaçu (RJ)

“quebram as regras”. O problema é

que boa parte não conhece as regras

e nunca produziu nada tendo-as

como referência.

Para citar um dos muitos

exemplos na arte, Pablo Picasso

primeiro aprendeu todas as regras

da pintura acadêmica (e graças a

isso fez seus primeiros quadros) para

depois quebrar as regras e tornar-se

um gênio. Você não precisa ser um

Picasso da fotografia, mas deve

procurar sempre um diferencial. E há

muitas ferramentas oferecidas pelo

equipamento e pela técnica

fotográfica, dois quesitos também

importantes de serem dominados.

Ou seja, saber que tipo de lente usar

para chegar a determinado resultado

é fundamental na hora de compor.

Saber ajustar uma abertura

adequada ao desfoque pretendido