

foTogrAfiA de viAgem
Técnica&Prática
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batendo papo, olhando o celular ou
revendo o tempo todo as fotos no
monitor da câmera podem prejudicar a
concentração. Esteja conectado com a
cena, mas de forma leve e tranquila. É o
estado de espírito em que a criatividade
gosta de aparecer – Luiz Claudio Marigo,
outro mestre da fotografia de natureza
brasileira, costumava ouvir música
clássica no meio da mata para ajudá-lo
a se concentrar.
Diante de uma cachoeira, por exemplo,
olhe bem, caminhe em volta devagar, sem
fotografar, e, mentalmente, vai marcando
os pontos de que gostou. Afaste-se para
ver mais de longe, com a cachoeira meio
embrenhada entre as folhagens. Vá se
aproximando aos poucos. Experimente um
primeiro plano com pedras, veja onde
pode colocar uma pessoa próximo da
queda d´água para dar noção de escala;
experimenta detalhes e grafismos.
No livro
Histórias de um Fotógrafo
Emfotosde grandes
cachoeiras,comodoBuracão,
naChapadaDiamantina (BA),
tente colocar pessoaspara
dar adimensãodaescala
Antes de sair a campo, o
fotógrafo deve avaliar a pauta da
reportagem com cuidado e prever
as situações que irão surgir para
selecionar o equipamento
adequado. O ideal é levar o básico
e ficar o mais leve possível, uma
vez que sempre é preciso caminhar
muito. Com peso em excesso para
carregar, as costas e as pernas vão
começar a sentir o desconforto e
será bemmais difícil concentrar-
se para fotografar. Caso tenha a
companhia de um guia para ajudá-
lo a carregar o equipamento,
melhor. Mas se não você terá de
avaliar de antemão o que será
fundamental e fazer as escolhas
previamente.
Em cidades, por exemplo, é de
grande valia a zoom 17-35 mm
para fotos panorâmicas,
skyline
de prédios, praças, monumentos
e esquinas emblemáticas,
ambientes internos de
restaurantes e hotéis e retratos
com a pessoa inserida no
ambiente. Já a tele 70-200 mm
será usada para detalhes de
arquitetura, fachadas
interessantes, retratos
instantâneos e cenas do cotidiano.
Uma 100 mmmacro será
usada para retratos e fotos de
gastronomia, que devem ser feitos,
sempre que possível, durante o
dia, para dispensar o tripé. De
acordo com a situação, o tripé
pode até ficar no hotel, esperando
por momentos específicos, como
saídas para fotos noturnas ou ao
lusco-fusco, ou para fotos de
gastronomia com uso de flash.
Se for uma reportagem emmeio
à natureza, vale acrescentar ao
conjunto uma tele mais poderosa,
como a 100-400 mm, para detalhes
de paisagens e vida selvagem.
Selecione o equipamento adequado
Fotos: Tales Azzi