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foTogrAfiA de viAgem

Técnica&Prática

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batendo papo, olhando o celular ou

revendo o tempo todo as fotos no

monitor da câmera podem prejudicar a

concentração. Esteja conectado com a

cena, mas de forma leve e tranquila. É o

estado de espírito em que a criatividade

gosta de aparecer – Luiz Claudio Marigo,

outro mestre da fotografia de natureza

brasileira, costumava ouvir música

clássica no meio da mata para ajudá-lo

a se concentrar.

Diante de uma cachoeira, por exemplo,

olhe bem, caminhe em volta devagar, sem

fotografar, e, mentalmente, vai marcando

os pontos de que gostou. Afaste-se para

ver mais de longe, com a cachoeira meio

embrenhada entre as folhagens. Vá se

aproximando aos poucos. Experimente um

primeiro plano com pedras, veja onde

pode colocar uma pessoa próximo da

queda d´água para dar noção de escala;

experimenta detalhes e grafismos.

No livro

Histórias de um Fotógrafo

Emfotosde grandes

cachoeiras,comodoBuracão,

naChapadaDiamantina (BA),

tente colocar pessoaspara

dar adimensãodaescala

Antes de sair a campo, o

fotógrafo deve avaliar a pauta da

reportagem com cuidado e prever

as situações que irão surgir para

selecionar o equipamento

adequado. O ideal é levar o básico

e ficar o mais leve possível, uma

vez que sempre é preciso caminhar

muito. Com peso em excesso para

carregar, as costas e as pernas vão

começar a sentir o desconforto e

será bemmais difícil concentrar-

se para fotografar. Caso tenha a

companhia de um guia para ajudá-

lo a carregar o equipamento,

melhor. Mas se não você terá de

avaliar de antemão o que será

fundamental e fazer as escolhas

previamente.

Em cidades, por exemplo, é de

grande valia a zoom 17-35 mm

para fotos panorâmicas,

skyline

de prédios, praças, monumentos

e esquinas emblemáticas,

ambientes internos de

restaurantes e hotéis e retratos

com a pessoa inserida no

ambiente. Já a tele 70-200 mm

será usada para detalhes de

arquitetura, fachadas

interessantes, retratos

instantâneos e cenas do cotidiano.

Uma 100 mmmacro será

usada para retratos e fotos de

gastronomia, que devem ser feitos,

sempre que possível, durante o

dia, para dispensar o tripé. De

acordo com a situação, o tripé

pode até ficar no hotel, esperando

por momentos específicos, como

saídas para fotos noturnas ou ao

lusco-fusco, ou para fotos de

gastronomia com uso de flash.

Se for uma reportagem emmeio

à natureza, vale acrescentar ao

conjunto uma tele mais poderosa,

como a 100-400 mm, para detalhes

de paisagens e vida selvagem.

Selecione o equipamento adequado

Fotos: Tales Azzi