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F
ILM
M
AKER
Teste de câmera
Saída limpa em 4:2:2 8 bit
É possível usar o sinal via HDMI com
qualidade e sem compressão. Ainda
que a imagem seja de 8 bit e a reso-
lução limitada pelo sensor, a EOS 7D
Mark II avança ao enviar o canal de
áudio para o gravador externo.
MODOS DE GRAVAÇÃO
A
lém de regular o tipo de arquivo, a
Canon EOS 7DMark II permite ajus-
tar o nível de compactação da imagem,
com uma nova opção, a IP-Lite. Omodo
MP4 gera arquivos bemmenores, pois
o áudio também é comprimido emAAC.
No formato MOV, o áudio é PCM, sem
compressão.
All-I
Intraframe
gera menos ruído, princi-
palmente compressão em blocos. Ar-
quivo com aproximadamente 520 MB
por minuto.
IPB
Mesma compactação das EOS 5D Mark
II, mas com
bitrate
umpoucomenor. Gera
cerca de 190 MB por minuto.
IPB-Lite
Disponível somente com arquivos MP4,
e nemem todos
framerates
(24 fps não
permite IPB-Lite). Filma com cerca de
90 MB por minuto.
O adaptador XLR da Sony (acima) e
o gravador da Shotgun da Atomos
mo 50mm f/1.8, mas são resolvidos
ao fechar o diafragama para f/2.2”,
avalia Daniel.
Por outro lado, a 7DMark II não
oferece muitos auxílios para o foco
manual, como
peaking
e zoom na
imagem – talvez possam vir numa
futura atualizaçãode firmware, oque
seria muito útil.
VALE A PENA?
Se, alémdovídeo, a fotografiaocu-
par boa parte da atuaçãodo
filmma-
ker
, a 7DMark II vale apena, pois ofe-
rece ótimos recursos para imagens
still, comodisparo contínuode até 10
fotos por segundo, com
buffer
para
1.000 imagens emJPEG. Ela também
traz conexãoGPS embutida (embora
não tenha
wi-fi
no corpo, o que seria
mais útil). Quem ainda usa a 7D ori-
ginal, a atualizaçãopara anovaDSLR
é uma compra acertada.
Por outro lado, se a prioridade é
o vídeo, talvez o investimento em
modelos APS-Cmais simples, como
a EOS 70D, sejamelhor. A qualidade
de imagemdesses doismodelos, por
exemplo, não é tão grande; já o valor
economizado pode render algumas
objetivas adicionais.
A saída HDMI, na
lateral do corpo,
envia imagem
limpa e com áudio
Diego Meneghetti