cursos. Quem já gravou comHDSLR
de monitor articulado e
touchscreen
sente a grande diferença domonitor
fixo. Infelizmente, aCanon limitou a
utilidadedo sistemade focoautomá-
ticoduranteovídeo, queémuitobom
na7DMark II,mas seriaaindamelhor
se o focopudesse ser feitoao tocar na
tela, como ocorre na 70D.
O contra-ataque da 7D Mark II
vemcoma entrada para fone de ou-
vido (inexistente na 70D), posicio-
nada na lateral do corpo, junto das
conexões para microfone externo,
HDMI, USB 3.0 e cabo de sincronis-
mo de flash. Segundo o
filmmaker
e
consultor Daniel Lobo, essa pequena
diferença podemelhorar bastante o
uso da câmera em campo.
“Para umdocumentarista de es-
tilo guerrilheiro ou reportagens com
equipe reduzida, a 70D seria a câme-
ra perfeita se permitisse monitorar
o áudio durante a gravação, algo que
é possível agora na 7D Mark II. Isso
permite pular a etapa de sincronizar
o áudio namaioria dos trabalhos em
que há apenas uma fonte sonora na
câmera, como um microfone dire-
cional ou de lapela”, diz o consultor.
Para Daniel, a 7D Mark II também
perde a oportunidade de ser uma câ-
mera perfeita para a filmagem do
tipo guerrilha pela falta do monitor
touchscreen
.
Outra novidade da 7D Mark II é
a entrada para dois cartões de me-
mória, um no padrão SD e outro no
CF, que podem ter seus usos perso-
nalizados pelo
filmmaker
.
QUALIDADE DE IMAGEM
É fato que a 5D Mark III ainda é
referência no segmento de vídeo. A
moda de pouca profundidade de
campo (que começoucoma5DMark
II) estimulouos
filmmakers
a usar as
DSLRs comsensor
full frame
para ge-
25
F
ILM
M
AKER
rar uma imagem esteticamente
atraente. Contudo, grande parte do
mundo do cinema segue outro pa-
drão, o do sensor Super35, que tem
praticamente o mesmo tamanho fí-
sicodoAPS-C(ambos, por isso, geram
desfoque semelhante).Nesse sentido,
a 7Doriginal tinha potencial para ser
a grande HDSLR dos
filmmakers
– e
quase foi, por sermais barata do que
a 5D Mark II. Mas os problemas de
aquecimentoearquivosde vídeocor-
rompidosnãopermitiramqueela fos-
semais adotada. É justamentepor es-
sa razãoque a expectativa emrelação
à 7DMark II era grande.
Resolvidos os problemas de aque-
cimento e falha de arquivos, a nova
câmera mantém a qualidade da li-
nha EOS. Os ajustes de Picture Profile
são idênticos e a resposta de cor é
muito próxima às outras HDSLRs da
marca. A latitude de exposição (al-
cance dinâmico) mantémo desem-
Telas do menu e do sistema de imagem ao vivo da 7D Mark II: destaque para o recurso de
timecode
, mas sem grandes novidades para o
filmmaker