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cursos. Quem já gravou comHDSLR

de monitor articulado e

touchscreen

sente a grande diferença domonitor

fixo. Infelizmente, aCanon limitou a

utilidadedo sistemade focoautomá-

ticoduranteovídeo, queémuitobom

na7DMark II,mas seriaaindamelhor

se o focopudesse ser feitoao tocar na

tela, como ocorre na 70D.

O contra-ataque da 7D Mark II

vemcoma entrada para fone de ou-

vido (inexistente na 70D), posicio-

nada na lateral do corpo, junto das

conexões para microfone externo,

HDMI, USB 3.0 e cabo de sincronis-

mo de flash. Segundo o

filmmaker

e

consultor Daniel Lobo, essa pequena

diferença podemelhorar bastante o

uso da câmera em campo.

“Para umdocumentarista de es-

tilo guerrilheiro ou reportagens com

equipe reduzida, a 70D seria a câme-

ra perfeita se permitisse monitorar

o áudio durante a gravação, algo que

é possível agora na 7D Mark II. Isso

permite pular a etapa de sincronizar

o áudio namaioria dos trabalhos em

que há apenas uma fonte sonora na

câmera, como um microfone dire-

cional ou de lapela”, diz o consultor.

Para Daniel, a 7D Mark II também

perde a oportunidade de ser uma câ-

mera perfeita para a filmagem do

tipo guerrilha pela falta do monitor

touchscreen

.

Outra novidade da 7D Mark II é

a entrada para dois cartões de me-

mória, um no padrão SD e outro no

CF, que podem ter seus usos perso-

nalizados pelo

filmmaker

.

QUALIDADE DE IMAGEM

É fato que a 5D Mark III ainda é

referência no segmento de vídeo. A

moda de pouca profundidade de

campo (que começoucoma5DMark

II) estimulouos

filmmakers

a usar as

DSLRs comsensor

full frame

para ge-

25

F

ILM

M

AKER

rar uma imagem esteticamente

atraente. Contudo, grande parte do

mundo do cinema segue outro pa-

drão, o do sensor Super35, que tem

praticamente o mesmo tamanho fí-

sicodoAPS-C(ambos, por isso, geram

desfoque semelhante).Nesse sentido,

a 7Doriginal tinha potencial para ser

a grande HDSLR dos

filmmakers

– e

quase foi, por sermais barata do que

a 5D Mark II. Mas os problemas de

aquecimentoearquivosde vídeocor-

rompidosnãopermitiramqueela fos-

semais adotada. É justamentepor es-

sa razãoque a expectativa emrelação

à 7DMark II era grande.

Resolvidos os problemas de aque-

cimento e falha de arquivos, a nova

câmera mantém a qualidade da li-

nha EOS. Os ajustes de Picture Profile

são idênticos e a resposta de cor é

muito próxima às outras HDSLRs da

marca. A latitude de exposição (al-

cance dinâmico) mantémo desem-

Telas do menu e do sistema de imagem ao vivo da 7D Mark II: destaque para o recurso de

timecode

, mas sem grandes novidades para o

filmmaker