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F
ILM
M
AKER
Produção independente
EQUIPAMENTOS
TodoofilmefoifeitocomumaCa-
nonEOST2ie
duaslentes:a18-35mme a fixa 50 mm f/1.8. O restante dos
equipamentos, como
follow-focus
e
slider
,foiconstruídopelopaideJuliano,
José Carlos Sartori. “Meu pai é enge-
nheiro e ele nos ajudou a criar esses
equipamentos para melhorarmos a
produçãodasimagens”,conta.Otrilho
para movimentar a câmera foi feito
por José Carlos com canos de PVC; o
equipamentousadoporpedreirospara
cortarazulejosfezasvezesde
slider
;e,
comengrenagensdeplástico,JoséCar-
losimprovisouum
folow-focus
.Os
spots
de luz usados para iluminar algumas
cenastambémforamproduzidospela
própria equipe.
Entre produção e edição, foram
três meses de trabalho com o apoio
da família. O documentário ajudou
Julianoaseformaremcinemaem2012
e, hoje, faz parte do portfólio da pro-
dutora.“Jáconseguimosvenderalguns
vídeos institucionais com um estilo
maisdocumental”, diz.Agora, o
film-
maker
tentacapitalizaroprojetocom
intuito de fazer cópias do documen-
tário emDVD para distribuir em es-
colas municipais. “As obras de Ma-
guetas já fazemparte domaterial es-
colar distribuído para a rede pública
de ensino. A ideia é que o documen-
táriotambémfaçapartedoconteúdo
das aulas”, relata. Atualmente, o do-
cumentário está disponível no You-
Tube
( http://youtu.be/Ec7d2gzz-6Y ).
O historiador Milve Peria atuou como narrador de história: um trilho feito com canos de PVC foi usado para movimentar a câmera na gravação
O engenheiro José Carlos Sartori, pai do
filmmaker
, improvisou acessórios, como o
follow-focus
acima, feito com engrenagens de plástico, e
slider
, abaixo, nascido de um cortador de azulejo