Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  46 / 69 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 46 / 69 Next Page
Page Background

46

F

ILM

M

AKER

Produção independente

EQUIPAMENTOS

TodoofilmefoifeitocomumaCa-

nonEOST2ie

duaslentes:a18-35mm

e a fixa 50 mm f/1.8. O restante dos

equipamentos, como

follow-focus

e

slider

,foiconstruídopelopaideJuliano,

José Carlos Sartori. “Meu pai é enge-

nheiro e ele nos ajudou a criar esses

equipamentos para melhorarmos a

produçãodasimagens”,conta.Otrilho

para movimentar a câmera foi feito

por José Carlos com canos de PVC; o

equipamentousadoporpedreirospara

cortarazulejosfezasvezesde

slider

;e,

comengrenagensdeplástico,JoséCar-

losimprovisouum

folow-focus

.Os

spots

de luz usados para iluminar algumas

cenastambémforamproduzidospela

própria equipe.

Entre produção e edição, foram

três meses de trabalho com o apoio

da família. O documentário ajudou

Julianoaseformaremcinemaem2012

e, hoje, faz parte do portfólio da pro-

dutora.“Jáconseguimosvenderalguns

vídeos institucionais com um estilo

maisdocumental”, diz.Agora, o

film-

maker

tentacapitalizaroprojetocom

intuito de fazer cópias do documen-

tário emDVD para distribuir em es-

colas municipais. “As obras de Ma-

guetas já fazemparte domaterial es-

colar distribuído para a rede pública

de ensino. A ideia é que o documen-

táriotambémfaçapartedoconteúdo

das aulas”, relata. Atualmente, o do-

cumentário está disponível no You-

Tube

( http://youtu.be/Ec7d2gzz-6Y )

.

O historiador Milve Peria atuou como narrador de história: um trilho feito com canos de PVC foi usado para movimentar a câmera na gravação

O engenheiro José Carlos Sartori, pai do

filmmaker

, improvisou acessórios, como o

follow-focus

acima, feito com engrenagens de plástico, e

slider

, abaixo, nascido de um cortador de azulejo