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REVIEW
U
m MMORPG baseado na série
que deu origem a jogos como
Oblivion
e
Skyrim
,
The Elder
Scrolls Online
(
TESO
) foi lançado
há pouco mais de um ano para PC e
agora chegou ao PS4 com a versão
Tamriel Unlimited
. Sem mais obrigar
os jogadores a pagarem mensalidade
para jogar, essa é a segunda chance
que o jogo tem para chamar atenção.
Tamriel Unlimited
apela para quem
é fã de
The Elder Scrolls
, mas gostar
dos RPGs da Bethesda é quase que
um pré-requisito para apreciar o
MMO, já que ele transporta muitas
das características e estruturas da
série para o ambiente online, como
as habilidades que evoluem conforme
são usadas e o foco na exploração do
mundo ao seu redor.
A parte inicial de
TESO
pode ser
encarada como a campanha solo que
estamos acostumados, isso porque
THE ELDER SCROLLS
ONLINE: TAMRIEL UNLIMITED
Uma versão light de
Skyrim
para jogar comos amigos
boa parte dos recursos típicos de MMO,
como criar ou participar de guildas e
do modo PvP, só são liberadas após
seu personagem chegar ao nível 10.
Até lá, o lance é completar missões
para evoluir, e só isso exige várias
horas de dedicação.
É com esses primeiros momentos
que
Tamriel Unlimited
pode fisgá-lo.
Funcionou comigo, mesmo o jogo
tendo problemas.
MUNDO QUASE ABERTO
De início é preciso escolher entre três
facções: Daggerfall Covenant, Aldmeri
Dominion ou Ebonheart Pact. Para cada
uma, o jogo inicia em lugares iferentes
e segue uma linha narrativa distinta.
Apesar de online,
TESO
tenta criar
interesse pela trama para despertar
a sensação de progressão. O enredo
acontece centenas de anos antes dos
jogos principais e as facções estão em
guerra pelo controle de Tamriel.
Porém, quem já se aventurou em
algum título da série sabe que o mais
interessante é explorar e conhecer
os lugares. Com
TESO
não é diferente:
mesmo não sendo um mundo aberto
como
Skyrim
, ele possui mapas bem
grandes, com cidades e locais cheios
de missões e histórias paralelas. É aí
que começam os problemas do jogo.
Parte das missões não foge do
esquema "mate uns bichos e traga
algo para alguém", tão comum em
MMOs. Então, de que adianta ter um
mundo vasto se ele é preenchido por
aventuras sacais e chatas?
Vez ou outra uma quest consegue
oferecer a boa qualidade que vemos
nos jogos offline. Em uma delas,
por exemplo, é preciso fazer uma
escolha moral: escravizar ou libertar
fantasmas de guerreiros mortos; em
outra, é possível aprisionar um ser
MUNDO DEBILITADO
BRUNO IZIDRO
F I C H A
CONSOLE
PS4
GÊNERO
RPG / AÇÃO
PRODUTORA
BETHESDA
DESENVOLVEDORA
ZENIMAX MEDIA
AÚDIO/LEGENDA
INGLÊS
7