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mercado

Técnica&Prática

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Cabéra havia sido convidado pelo

produtor Fernando Libonati para

assistir à peça

Pterodáctilos

e foi

só mencionar que era fotógrafo para

que o produtor lhe lançasse o desafio

de clicar a apresentação. Carlos

tentou e agradou.“A primeira vez em

que você tem um reconhecimento

pode até ser sorte, mas a partir da

segunda é sinal de que você está

indo bem”, diz. Foi então convidado

por Libonati para fotografar as

montagens no Galpão Gamboa, no

Rio de Janeiro (RJ), e passou a ser

chamado para trabalhos por outros

diretores e produtores.

Com o pouco tempo na área,

mas com o mesmo espaço que os

fotógrafos mais experientes do

segmento, Cabéra percebeu os

macetes para lidar com a oscilação

da iluminação típica do teatro, a

preparação necessária para

fotografar uma peça e o mercado de

divulgação das imagens, que envolve

briefings

, apresentações de

referências e reuniões com diretores.

DESAFIO DA ILUMINAÇÃO

Para Cabéra, uma boa peça

teatral é determinada pela

combinação de bons atores,

direção, cenografia e iluminação.

Cabe ao fotógrafo transmitir isso

ao observador. Para tanto, é

essencial ter contato com o

iluminador, visto que a luz no

teatro muda constantemente

e o fotógrafo, diferentemente de

outras áreas, não pode interferir

nem alterar a iluminação.

No início, ele costumava

primeiro assistir ao ensaio geral da

peça e fotografar apenas numa

segunda vez. Mas agora que cobra

por diária de trabalho, para não

onerar demais a produção, chega

mais cedo ao teatro, pede para o

iluminador fazer a passagem de luz

e marca

presets

para a hora de

fotografar para valer. “Peço para o

iluminador parar em determinado

momento da oscilação da

iluminação e meço a luz”, explica.

A artimanha veio do tempo em

que ele fotografava desfiles de

moda, como o Fashion Rio, em que

os fotógrafos chegavam mais cedo

e faziam a fotometria.

“O

preset

de luz me ajudou muito

na fotografia de moda e usei isso

no teatro também”, conta. Já as

particularidades da iluminação das

peças foi aprendida com a prática.

A luz é essencial para destacar ou

ocultar uma ação, e a função do

fotógrafo é entender qual é a

atmosfera pretendida para então

transmiti-la ao observador. “Quando

a luz forte é usada, captamos cenas

com bastante intensidade de ações

ou expressões dos atores. Por

outro lado, a baixa iluminação

produz sensação de mistério,

de melancolia, e, por isso, os

Montagemde

O Filho Eterno

, comTaís Araújo e Júlia Marini: fotógrafo deve estudar a iluminação antes de registrar a peça