

mercado
Técnica&Prática
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Cabéra havia sido convidado pelo
produtor Fernando Libonati para
assistir à peça
Pterodáctilos
e foi
só mencionar que era fotógrafo para
que o produtor lhe lançasse o desafio
de clicar a apresentação. Carlos
tentou e agradou.“A primeira vez em
que você tem um reconhecimento
pode até ser sorte, mas a partir da
segunda é sinal de que você está
indo bem”, diz. Foi então convidado
por Libonati para fotografar as
montagens no Galpão Gamboa, no
Rio de Janeiro (RJ), e passou a ser
chamado para trabalhos por outros
diretores e produtores.
Com o pouco tempo na área,
mas com o mesmo espaço que os
fotógrafos mais experientes do
segmento, Cabéra percebeu os
macetes para lidar com a oscilação
da iluminação típica do teatro, a
preparação necessária para
fotografar uma peça e o mercado de
divulgação das imagens, que envolve
briefings
, apresentações de
referências e reuniões com diretores.
DESAFIO DA ILUMINAÇÃO
Para Cabéra, uma boa peça
teatral é determinada pela
combinação de bons atores,
direção, cenografia e iluminação.
Cabe ao fotógrafo transmitir isso
ao observador. Para tanto, é
essencial ter contato com o
iluminador, visto que a luz no
teatro muda constantemente
e o fotógrafo, diferentemente de
outras áreas, não pode interferir
nem alterar a iluminação.
No início, ele costumava
primeiro assistir ao ensaio geral da
peça e fotografar apenas numa
segunda vez. Mas agora que cobra
por diária de trabalho, para não
onerar demais a produção, chega
mais cedo ao teatro, pede para o
iluminador fazer a passagem de luz
e marca
presets
para a hora de
fotografar para valer. “Peço para o
iluminador parar em determinado
momento da oscilação da
iluminação e meço a luz”, explica.
A artimanha veio do tempo em
que ele fotografava desfiles de
moda, como o Fashion Rio, em que
os fotógrafos chegavam mais cedo
e faziam a fotometria.
“O
preset
de luz me ajudou muito
na fotografia de moda e usei isso
no teatro também”, conta. Já as
particularidades da iluminação das
peças foi aprendida com a prática.
A luz é essencial para destacar ou
ocultar uma ação, e a função do
fotógrafo é entender qual é a
atmosfera pretendida para então
transmiti-la ao observador. “Quando
a luz forte é usada, captamos cenas
com bastante intensidade de ações
ou expressões dos atores. Por
outro lado, a baixa iluminação
produz sensação de mistério,
de melancolia, e, por isso, os
Montagemde
O Filho Eterno
, comTaís Araújo e Júlia Marini: fotógrafo deve estudar a iluminação antes de registrar a peça