foTografia criaTiva
Técnica&Prática
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tanto ser fotos de cena quanto
produzidas em estúdio físico ou
estúdio móvel. Geralmente, há uma
reunião com o diretor na qual o
fotógrafo é “brifado”, mas ainda
assim há espaço para que ele
apresente referências e ideias. Foi
o caso da foto de divulgação da
peça
Beije Minha Lápide
, estrelada
por Marco Nanini. A proposta era
captar a essência do personagem
sem evidenciar o ator, e, para isso,
Cabéra foi atrás de referências.
Pesquisou e apoiou-se no
trabalho
In The American West
,
do fotógrafo americano Richard
Avedon (1923-2004), em que ele
fotografava pessoas comuns, cada
um com um estilo diferente e
marcante, em diferentes lugares.
Ele propôs dar continuidade a esse
trabalho e fez de Bala (personagem
interpretado por Nanini) uma
dessas pessoas. A luz foi
esquematizada em um estúdio
móvel porque não seria possível
conciliar todos os atores no mesmo
dia em um outro local que não
fosse onde eles ensaiavam.
“Foi desafiador porque tive que
reproduzir a luz outdoor do Avedon
em ambiente fechado e num lugar
que teve de ser aptado para isso”,
explica Cabéra. Segundo o
fotógrafo, antigamente o mais
comum era fazer fotos posadas
O retrato de Nanini para o
cartaz da peça
Beije Minha
Lápide
teve como referência
fotos de Richard Avedon
para cartazes e para o programa
da peça, mas atualmente os
produtores têm optado por
trabalhar com o
still
da cena para
as imagens de divulgação.
Cabéra mostra que,
independentemente de qual área
da fotografia de teatro o fotógrafo
escolher, é fundamental ter
conhecimento técnico. O pacote
se completa com persistência,
contatos e uma grande dose de
referências culturais. E, como
qualquer cidade de porte médio ou
grande geralmente tem um grupo
de teatro, você não precisa ir para
uma metrópole para dar os
primeiros passos na área.