Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  66 / 68 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 66 / 68 Next Page
Page Background

foTografia criaTiva

Técnica&Prática

66

tanto ser fotos de cena quanto

produzidas em estúdio físico ou

estúdio móvel. Geralmente, há uma

reunião com o diretor na qual o

fotógrafo é “brifado”, mas ainda

assim há espaço para que ele

apresente referências e ideias. Foi

o caso da foto de divulgação da

peça

Beije Minha Lápide

, estrelada

por Marco Nanini. A proposta era

captar a essência do personagem

sem evidenciar o ator, e, para isso,

Cabéra foi atrás de referências.

Pesquisou e apoiou-se no

trabalho

In The American West

,

do fotógrafo americano Richard

Avedon (1923-2004), em que ele

fotografava pessoas comuns, cada

um com um estilo diferente e

marcante, em diferentes lugares.

Ele propôs dar continuidade a esse

trabalho e fez de Bala (personagem

interpretado por Nanini) uma

dessas pessoas. A luz foi

esquematizada em um estúdio

móvel porque não seria possível

conciliar todos os atores no mesmo

dia em um outro local que não

fosse onde eles ensaiavam.

“Foi desafiador porque tive que

reproduzir a luz outdoor do Avedon

em ambiente fechado e num lugar

que teve de ser aptado para isso”,

explica Cabéra. Segundo o

fotógrafo, antigamente o mais

comum era fazer fotos posadas

O retrato de Nanini para o

cartaz da peça

Beije Minha

Lápide

teve como referência

fotos de Richard Avedon

para cartazes e para o programa

da peça, mas atualmente os

produtores têm optado por

trabalhar com o

still

da cena para

as imagens de divulgação.

Cabéra mostra que,

independentemente de qual área

da fotografia de teatro o fotógrafo

escolher, é fundamental ter

conhecimento técnico. O pacote

se completa com persistência,

contatos e uma grande dose de

referências culturais. E, como

qualquer cidade de porte médio ou

grande geralmente tem um grupo

de teatro, você não precisa ir para

uma metrópole para dar os

primeiros passos na área.