bons cursos de teatro. “Procure
as escolas e peça ao diretor para
registrar a apresentação de
formação no curso”, recomenda.
Outra dica é entrar em contato
com produtores das peças que
estão em cartaz e pedir para
fotografá-las. Um alerta: nunca
registre uma peça sem ter assistido
a ela. Caso tenha visto um ensaio,
lembre-se de acompanhá-lo até o
último dia antes da estreia,
já que as marcações, a iluminação,
o figurino e a maquiagem ainda
podem mudar até lá.
Trabalhar como assistente de
um fotógrafo da área é mais uma
maneira de começar. Cabéra
tem uma assistente, e por isso
consegue fazer a cobertura de
festivais (pois muitas vezes são
encenadas duas peças ao mesmo
tempo) e uma divulgação mais
completa do espetáculo. Enquanto
ele clica a apresentação, a
assistente fotografa o
hall
com as
celebridades convidadas para a
estreia, além da fachada do teatro,
uma imagem bastante importante.
“Se a peça tem incentivo de
empresas ou do governo, é
importante ter o registro dos
cartazes dos patrocinadores”, diz.
É somente para fotografar o
hall
que Cabéra usa o flash. Na hora do
espetáculo, a regra máxima é nunca
usar o dispositivo, tanto para
manter a iluminação original
quanto para não interferir na peça.
Por isso, deve-se trabalhar com
ISOs altos – Cabéra não passa do
ISO 1.600 para que a imagem não
apresente ruído. “Trabalho com
subexposição e depois trato a foto
no Lightroom”, diz. Para contornar a
baixa iluminação, a objetiva deve
ser sempre luminosa. Ele usa uma
Nikon D800 com uma zoom Nikkor
80-200 mm f/2.8 e duas fixas, a
50 mm f/1.4 e a 28 mm f/2.8. Na
mochila, carrega uma câmera
reserva, a Nikon D700.
DIVULGAÇÃO
Para os cartazes de divulgação
do espetáculo, as imagens podem
Técnica&Prática
64
Lado social da fotografia de
teatro:CristinaMoura,JoãoMiguel e Emílio deMello,que foramver a peça
Matéria-Prima,
no Rio
mercado
Técnica&Prática
Carlos Cabéra
Carlos Cabéra é jornalista e
fotógrafo profissional. Formou-se
em Fotografia pela Universidade
Estácio de Sá, mas foi durante a
faculdade de Jornalismo que
começou seu interesse pela
fotografia. Estagiou na Agência
e Estúdio Casa da Foto, do
renomado Luiz Garrido, do qual
foi assistente. Iniciou a carreira
trabalhando como colaborador de
editoras, como Abril, Globo,
Escala, Símbolo, e em jornais,
como o
Jornal do Brasil
,
Jornal
dos Sports
e
O Globo
. Com 12
anos de experiência, atualmente
dedica-se a editoriais, fotografia
de palco e publicidade. Também
ministra há cerca
de cinco anos
cursos,
workshops,
palestras e
consultorias
sobre fotografia
na Escola
Imagens e
Aventuras no Rio
de Janeiro (RJ).
Para saber mais
www.cabera.com.brGustavo Nunez