Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  64 / 68 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 64 / 68 Next Page
Page Background

bons cursos de teatro. “Procure

as escolas e peça ao diretor para

registrar a apresentação de

formação no curso”, recomenda.

Outra dica é entrar em contato

com produtores das peças que

estão em cartaz e pedir para

fotografá-las. Um alerta: nunca

registre uma peça sem ter assistido

a ela. Caso tenha visto um ensaio,

lembre-se de acompanhá-lo até o

último dia antes da estreia,

já que as marcações, a iluminação,

o figurino e a maquiagem ainda

podem mudar até lá.

Trabalhar como assistente de

um fotógrafo da área é mais uma

maneira de começar. Cabéra

tem uma assistente, e por isso

consegue fazer a cobertura de

festivais (pois muitas vezes são

encenadas duas peças ao mesmo

tempo) e uma divulgação mais

completa do espetáculo. Enquanto

ele clica a apresentação, a

assistente fotografa o

hall

com as

celebridades convidadas para a

estreia, além da fachada do teatro,

uma imagem bastante importante.

“Se a peça tem incentivo de

empresas ou do governo, é

importante ter o registro dos

cartazes dos patrocinadores”, diz.

É somente para fotografar o

hall

que Cabéra usa o flash. Na hora do

espetáculo, a regra máxima é nunca

usar o dispositivo, tanto para

manter a iluminação original

quanto para não interferir na peça.

Por isso, deve-se trabalhar com

ISOs altos – Cabéra não passa do

ISO 1.600 para que a imagem não

apresente ruído. “Trabalho com

subexposição e depois trato a foto

no Lightroom”, diz. Para contornar a

baixa iluminação, a objetiva deve

ser sempre luminosa. Ele usa uma

Nikon D800 com uma zoom Nikkor

80-200 mm f/2.8 e duas fixas, a

50 mm f/1.4 e a 28 mm f/2.8. Na

mochila, carrega uma câmera

reserva, a Nikon D700.

DIVULGAÇÃO

Para os cartazes de divulgação

do espetáculo, as imagens podem

Técnica&Prática

64

Lado social da fotografia de

teatro:CristinaMoura

,JoãoMiguel e Emílio deMello,que foramver a peça

Matéria-Prima,

no Rio

mercado

Técnic

a&Prática

Carlos Cabéra

Carlos Cabéra é jornalista e

fotógrafo profissional. Formou-se

em Fotografia pela Universidade

Estácio de Sá, mas foi durante a

faculdade de Jornalismo que

começou seu interesse pela

fotografia. Estagiou na Agência

e Estúdio Casa da Foto, do

renomado Luiz Garrido, do qual

foi assistente. Iniciou a carreira

trabalhando como colaborador de

editoras, como Abril, Globo,

Escala, Símbolo, e em jornais,

como o

Jornal do Brasil

,

Jornal

dos Sports

e

O Globo

. Com 12

anos de experiência, atualmente

dedica-se a editoriais, fotografia

de palco e publicidade. Também

ministra há cerca

de cinco anos

cursos,

workshops,

palestras e

consultorias

sobre fotografia

na Escola

Imagens e

Aventuras no Rio

de Janeiro (RJ).

Para saber mais

www.cabera.com.br

Gustavo Nunez