63
movimentos são mais controlados
e até pausados”, informa.
As luzes cênicas são muitas.
Há, por exemplo, o refletor PC, que
projeta fachos e círculos de luz
para destacar um personagem; o
fresnel, que distribui uma luz
difusa e sombras suaves; o refletor
de recorte, que produz luz nas
formas redonda, quadrada ou
triangular; o set light, usado para
iluminar grandes áreas e gerar
luzes de cores diferentes no fundo
do palco; e o refletor PAR, que
conta com um espelho parabólico
atrás da lâmpada e oferece focos
maiores e menores conforme a
lente acoplada à lâmpada e ao
espelho. Há ainda refletores
robotizados que podem ser
programados por computador em
uma mesa de luz e o followspot ou
canhão, que centraliza a luz e pode
acompanhar o deslocamento do
artista no palco.
Já que entender e dominar a
iluminação é um fator importante
na fotografia de teatro, Cabéra
aconselha quem quer entrar na
área a fotografar peças em que
sejam usadas as luzes cênicas.
Muitos começam registrando peças
infantis de colégios, o que segundo
Cabéra não é o mais indicado, pois
nesse caso a iluminação é bem
simples ou vazia. Uma outra forma
de iniciar é fotografar peças de
Cena da peça
Como é Cruel Viver Assim
: participar dos ensaios é fundamental para saber emquais momentos fotografar
Still
da peça
O Médico e o Monstro
para a foto de divulgação do espetáculo
Técnica&Prática