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22

F

ILM

M

AKER

Comparativo da

sensibilidade ISO

com a exposição

fixa: em ISO 3.200,

o ruído já é visível

no vídeo

Em comparação com a EOS 7D

original, todos os recursos citados

são novidade, algo normal para câ-

meras de gerações tão distantes (o

modeloanterior foi lançadoem2009).

AnovaHDSLR tambémresolveu cer-

tas preocupações de quem usava a

7Dparaovídeo, comooaquecimento

do corpo e os desligamentos repen-

tinos. Contudo, se comparada com

câmeras contemporâneas, a 7DMark

II não acrescentamuito para o

film-

maker

. Na realidade, fica devendo

recursos relevantes, como conexão

wi-fi

embutida, vídeo comresolução

4K emonitor articulado

touchscreen

,

especificações presentes até em

smartphones

hoje em dia.

Qual a vantagem, então, da 7D

Mark II? Justamente o modo de fo-

tografia, que faz jus ao adjetivo

“HDSLR”. O corpomuito resistente,

odisparo contínuode até 10 imagens

por segundo e o foco automático

com 65 pontos posicionam o novo

modelo como amelhor APS-CdaCa-

non já lançada até hoje. A qualidade

da imagemtambém foi aprimorada:

nomodo de foto ela grava com sen-

sibilidade entre ISO100 e 16.000 (ex-

pansível para até ISO 51.200), com

ruído aceitável até cerca de ISO3.200.

Nomodo de vídeo, a sensibilidade é

limitada em ISO 16.000, com ruído

aceitável até ISO 1.600.

Isso tudo faz comque a 7DMark

II divida a atenção do público coma

irmã 70D. Ambas oferecembons re-

cursos tanto para fotógrafos quanto

para

filmmakers

, commaior relevân-

cia ao vídeo, na 70D, e à foto, na 7D

Mark II.Nomercadonacional, anova

câmera tempreço oficial de R$ 8mil,

apenas o corpo. Já a EOS 70D sai por

R$ 7mil na loja

on-line

daCanon, em

kit coma lente18-55mm.Noexterior,

esses preços sãodeUS$ 1,8mil eUS$

1,2 mil, respectivamente.

ISO 1.600

ISO 3.200

ISO 6.400

Imagens: Daniel Lobo

Teste de câmera