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40

F

ILM

M

AKER

Cinema

tos,comopublicidade,apré-produção

sedápormeiodetrocadee-mailsentre

assistentesdecâmera, pós-produção

eproduçãonointuitodequetodosen-

tendam as demandas específicas de

cada área. No caso de longas e séries,

há amesma intenção,mas émais co-

mumhaverreuniõespresenciais,além

de alguns dias de teste de câmera.

Nosdiasdegravação, o

logger

par-

ticipamuitasvezesda inspeção inicial

do material, ainda na locadora, ge-

ralmente de madrugada. “Para gra-

vações em outras cidades, precisa-

mos estar com tudo pronto às 3h da

manhã”, explica Buéssio. Além dos

cartões HDs e SSDs, o profissional é

responsável por organizar emontar

sua estaçãode trabalho, que envolve

computadores e programas dedica-

dos à função.

No

set

,o

logger

precisaestarapostos

emtempointegral.Aoreceberumcar-

tão,emvezdecopiarecolarumarqui-

vo,eleusa

softwares

dedicadosquega-

rantemquecadabitfoitransferidocor-

retamentedocartãoparaoHD,numa

espécie de checagem eletrônica. Em

seguida, é realizadauma inspeçãovi-

sual domaterial.

Doisdos

softwares

utilizadospara

atransferênciadearquivossãooShot-

PutProeoSilverStack,quepermitem,

entre outras coisas, selecionarmúlti-

plosdestinosdeenvio(paracópiasem

vários HDs), conferência de arquivos

corrompidos,alémdepossibilitaraor-

ganizaçãointeligentedosarquivoscom

tagsegerarrelatóriosparausonapós-

produção. “Para visualizar omaterial

e realizar algumas conversões de cor,

usamos muito o

software

Da Vinci”,

completa Buéssio.

Tambémcomopartedaequipede

câmera,écomumo

logger

darsuporte

àsoutrasfunções.“Muitasvezescheco

omaterialparaverseofocovaleupara

o take, como um

feedback

para o as-

sistente de câmera, pois ele trabalha

comummonitormenor.Omesmova-

leparaavaliaraexposiçãoeaberrações

provenientesdalente,informandocâ-

mera e fotógrafo”, diz Buéssio.

Ahierarquiaclássicadeumaequipe

de câmera é formada pelo diretor de

fotografia, operador de câmera, pri-

meiroA.C. (assistentedecâmera), se-

gundoA.C.,

logger

,operadordevideo-

assistente de vídeo e estagiário. “Mas

nem sempre uma equipe é assim ou

trabalha dessa forma”, observa Cury.

“Tudodependedaintimidadedecada

umnaequipe.Porexemplo,converso

sobrecartõescomosegundoassisten-

te,fococomoprimeiro,boletimdecâ-

Acima, Gabriel Buéssio com a claquete

durante a gravação do comercial; ao

lado, tela do programa SilverStack,

usado para transferência de arquivo

Fotos: Divulgação