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ILM
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AKER
Cinema
tos,comopublicidade,apré-produção
sedápormeiodetrocadee-mailsentre
assistentesdecâmera, pós-produção
eproduçãonointuitodequetodosen-
tendam as demandas específicas de
cada área. No caso de longas e séries,
há amesma intenção,mas émais co-
mumhaverreuniõespresenciais,além
de alguns dias de teste de câmera.
Nosdiasdegravação, o
logger
par-
ticipamuitasvezesda inspeção inicial
do material, ainda na locadora, ge-
ralmente de madrugada. “Para gra-
vações em outras cidades, precisa-
mos estar com tudo pronto às 3h da
manhã”, explica Buéssio. Além dos
cartões HDs e SSDs, o profissional é
responsável por organizar emontar
sua estaçãode trabalho, que envolve
computadores e programas dedica-
dos à função.
No
set
,o
logger
precisaestarapostos
emtempointegral.Aoreceberumcar-
tão,emvezdecopiarecolarumarqui-
vo,eleusa
softwares
dedicadosquega-
rantemquecadabitfoitransferidocor-
retamentedocartãoparaoHD,numa
espécie de checagem eletrônica. Em
seguida, é realizadauma inspeçãovi-
sual domaterial.
Doisdos
softwares
utilizadospara
atransferênciadearquivossãooShot-
PutProeoSilverStack,quepermitem,
entre outras coisas, selecionarmúlti-
plosdestinosdeenvio(paracópiasem
vários HDs), conferência de arquivos
corrompidos,alémdepossibilitaraor-
ganizaçãointeligentedosarquivoscom
tagsegerarrelatóriosparausonapós-
produção. “Para visualizar omaterial
e realizar algumas conversões de cor,
usamos muito o
software
Da Vinci”,
completa Buéssio.
Tambémcomopartedaequipede
câmera,écomumo
logger
darsuporte
àsoutrasfunções.“Muitasvezescheco
omaterialparaverseofocovaleupara
o take, como um
feedback
para o as-
sistente de câmera, pois ele trabalha
comummonitormenor.Omesmova-
leparaavaliaraexposiçãoeaberrações
provenientesdalente,informandocâ-
mera e fotógrafo”, diz Buéssio.
Ahierarquiaclássicadeumaequipe
de câmera é formada pelo diretor de
fotografia, operador de câmera, pri-
meiroA.C. (assistentedecâmera), se-
gundoA.C.,
logger
,operadordevideo-
assistente de vídeo e estagiário. “Mas
nem sempre uma equipe é assim ou
trabalha dessa forma”, observa Cury.
“Tudodependedaintimidadedecada
umnaequipe.Porexemplo,converso
sobrecartõescomosegundoassisten-
te,fococomoprimeiro,boletimdecâ-
Acima, Gabriel Buéssio com a claquete
durante a gravação do comercial; ao
lado, tela do programa SilverStack,
usado para transferência de arquivo
Fotos: Divulgação