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64

F

ILM

M

AKER

paralançamento,casode

MinhaFama

deMau

,baseadonabiografiadeEras-

mo Carlos – que segue o mesmo ca-

minhode

ValeTudo

,abiografiadeTim

Maia escrita por NelsonMotta.

Quandoocinemapassouadesen-

volverumalinguagemprópria,noiní-

cio do século 20, ficou evidente a in-

fluência da literatura na narrativa ci-

nematográfica. Segundo o cineasta

russoSergeiEisenstein,odiretorame-

ricanoD. W. Griffith (1875-1948), um

dos criadores damontagemcomo se

conhece hoje e considerado o pai da

linguagem cinematográfica, baseou

seusmétodosnasnarrativasdoescritor

escocês Charles Dickens. A partir da-

quele momento, foi possível adaptar

romancesparaocinema respeitando

a estrutura literária criada nos livros.

Comopassar dos anos, grandes clás-

sicosdaliteraturamundialforamadap-

tadosparaocinemaecausarammuito

entusiasmo no público e na crítica.

Antigamente, a adaptação de um

grande clássico para o cinema trazia

muita visibilidade para o filme, pois,

comoolivroeraconsagrado,aexpec-

tativaemrelaçãoaofilmeeraenorme.

Hoje,queocinemaémuitodifundido

e as novas gerações estão mais acos-

tumadas a assistir cada vezmais a fil-

mes,avisibilidadedaadaptaçãoacaba

atraindo a atenção para o livro. Por

isso, as editoras, em parceria com as

produtoras, estão criandoestratégias

devenda associandoaimagemdofil-

Cinema

O sucesso do filme

Meu Nome Não É Johnny

despertou o interesse do público pelo livro de Guilherme Fiúza

A adaptação de José

Padilha do livro

Elite da

Tropa

é um dos sucessos da

bilheteria nacional e rendeu

popularidade à obra escrita

Fotos: Divulgação