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F
ILM
M
AKER
paralançamento,casode
MinhaFama
deMau
,baseadonabiografiadeEras-
mo Carlos – que segue o mesmo ca-
minhode
ValeTudo
,abiografiadeTim
Maia escrita por NelsonMotta.
Quandoocinemapassouadesen-
volverumalinguagemprópria,noiní-
cio do século 20, ficou evidente a in-
fluência da literatura na narrativa ci-
nematográfica. Segundo o cineasta
russoSergeiEisenstein,odiretorame-
ricanoD. W. Griffith (1875-1948), um
dos criadores damontagemcomo se
conhece hoje e considerado o pai da
linguagem cinematográfica, baseou
seusmétodosnasnarrativasdoescritor
escocês Charles Dickens. A partir da-
quele momento, foi possível adaptar
romancesparaocinema respeitando
a estrutura literária criada nos livros.
Comopassar dos anos, grandes clás-
sicosdaliteraturamundialforamadap-
tadosparaocinemaecausarammuito
entusiasmo no público e na crítica.
Antigamente, a adaptação de um
grande clássico para o cinema trazia
muita visibilidade para o filme, pois,
comoolivroeraconsagrado,aexpec-
tativaemrelaçãoaofilmeeraenorme.
Hoje,queocinemaémuitodifundido
e as novas gerações estão mais acos-
tumadas a assistir cada vezmais a fil-
mes,avisibilidadedaadaptaçãoacaba
atraindo a atenção para o livro. Por
isso, as editoras, em parceria com as
produtoras, estão criandoestratégias
devenda associandoaimagemdofil-
Cinema
O sucesso do filme
Meu Nome Não É Johnny
despertou o interesse do público pelo livro de Guilherme Fiúza
A adaptação de José
Padilha do livro
Elite da
Tropa
é um dos sucessos da
bilheteria nacional e rendeu
popularidade à obra escrita
Fotos: Divulgação