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Fotos: Divulgação

66

F

ILM

M

AKER

ROMANCE E ROTEIRO

Umromancegeralmente trabalha

com a vida interior da personagem,

os pensamentos, os sentimentos, as

memórias, entreoutras emoçõesque

ocorrem dentro do cenário mental

da representaçãodramática. Jáo ro-

teiro trabalha com exterioridades,

detalhes, enessecasoarepresentação

dá lugaraaçãodramática, queé“con-

tada” (de fato, mostrada) por meio

de imagens que contextualizam as

emoções vividas pela personagem.

No romance, a cena pode ser escrita

numa frase, num parágrafo, numa

página ou até num capítulo, depen-

dendo do grau de subjetividade in-

serida nas palavras. Por seu lado, o

roteiro deve ser baseado nas neces-

sidades dramáticas da história.

Paraentendermelhor a formação

de um público consumidor desses

dois produtos, que apesar de terem

características muito parecidas são

consideravelmentediferentes, épre-

ciso entender de que maneira cada

umdeles chegaaoconsumidor equal

é o grau de entendimento que cada

produto é assimilado por ele. Con-

pensado para o cinema.

O objetivo principal de qualquer

adaptação acaba sendo a realização

deumaobraquetenhaidentidadepró-

pria e forma artística independente,

podendoserconsideradaumnovoob-

jeto estético. Quando o cineasta en-

contraumequivalentecriativoe,por-

tanto,traduzoespíritoeaemoçãocon-

tidanaobraoriginal,ofilmeconsegue

se destacar das palavras escritas. As

imagens,aoseremorganizadasemlin-

guagemprópria graças àmontagem,

assumemumaidentidadequesecon-

verte em algo diferente e original.

siderando-sequeoespectador aover

o filmeadaptadovai querer ler o livro

emseguida, ouvice-versa, existeuma

necessidade de um relacionamento

das obras com a vida desse consu-

midor e o tempo que ele gasta com

cada produto.

Émuitoclaraadiferençadetempo

queumapessoalevaparaconcluirum

livroeo tempoquegastaparaassistir

a um filme. Apesar de a maioria dos

escritores teremestilosnarrativosdi-

ferentes e isso interferir na leitura,

quem determina o ritmo do livro é o

leitor. Dependendo da sua evolução

é que ele vai evoluindo na narrativa.

Issonãoocorr

ecomofilme:quemde

-

termina o ritmonecessariamente é o

diretor.Percebe-seentãoumagrande

influênciadotemponoacessoaocon-

teúdodecadaobra. Por isso, otempo

acabasetornandoumapremissapara

o consumo de cada obra. E, nos dias

dehoje, ocinemaacaba levandovan-

tagem, pois levaumroteiroadaptado

deumlivro(ououtraobra)paraocon-

sumo de dezenas demilhões de pes-

soasmundoafora, tendoumalcance

milhares de vezes maior.

Cinema

A adaptação da música

Faroeste Cabloco

, de Renato Russo (abaixo), para o cinema foi bem recebida pelos fãs do Legião Urbana e pela crítica