Fotos: Divulgação
66
F
ILM
M
AKER
ROMANCE E ROTEIRO
Umromancegeralmente trabalha
com a vida interior da personagem,
os pensamentos, os sentimentos, as
memórias, entreoutras emoçõesque
ocorrem dentro do cenário mental
da representaçãodramática. Jáo ro-
teiro trabalha com exterioridades,
detalhes, enessecasoarepresentação
dá lugaraaçãodramática, queé“con-
tada” (de fato, mostrada) por meio
de imagens que contextualizam as
emoções vividas pela personagem.
No romance, a cena pode ser escrita
numa frase, num parágrafo, numa
página ou até num capítulo, depen-
dendo do grau de subjetividade in-
serida nas palavras. Por seu lado, o
roteiro deve ser baseado nas neces-
sidades dramáticas da história.
Paraentendermelhor a formação
de um público consumidor desses
dois produtos, que apesar de terem
características muito parecidas são
consideravelmentediferentes, épre-
ciso entender de que maneira cada
umdeles chegaaoconsumidor equal
é o grau de entendimento que cada
produto é assimilado por ele. Con-
pensado para o cinema.
O objetivo principal de qualquer
adaptação acaba sendo a realização
deumaobraquetenhaidentidadepró-
pria e forma artística independente,
podendoserconsideradaumnovoob-
jeto estético. Quando o cineasta en-
contraumequivalentecriativoe,por-
tanto,traduzoespíritoeaemoçãocon-
tidanaobraoriginal,ofilmeconsegue
se destacar das palavras escritas. As
imagens,aoseremorganizadasemlin-
guagemprópria graças àmontagem,
assumemumaidentidadequesecon-
verte em algo diferente e original.
siderando-sequeoespectador aover
o filmeadaptadovai querer ler o livro
emseguida, ouvice-versa, existeuma
necessidade de um relacionamento
das obras com a vida desse consu-
midor e o tempo que ele gasta com
cada produto.
Émuitoclaraadiferençadetempo
queumapessoalevaparaconcluirum
livroeo tempoquegastaparaassistir
a um filme. Apesar de a maioria dos
escritores teremestilosnarrativosdi-
ferentes e isso interferir na leitura,
quem determina o ritmo do livro é o
leitor. Dependendo da sua evolução
é que ele vai evoluindo na narrativa.
Issonãoocorr
ecomofilme:quemde-
termina o ritmonecessariamente é o
diretor.Percebe-seentãoumagrande
influênciadotemponoacessoaocon-
teúdodecadaobra. Por isso, otempo
acabasetornandoumapremissapara
o consumo de cada obra. E, nos dias
dehoje, ocinemaacaba levandovan-
tagem, pois levaumroteiroadaptado
deumlivro(ououtraobra)paraocon-
sumo de dezenas demilhões de pes-
soasmundoafora, tendoumalcance
milhares de vezes maior.
Cinema
A adaptação da música
Faroeste Cabloco
, de Renato Russo (abaixo), para o cinema foi bem recebida pelos fãs do Legião Urbana e pela crítica