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KEN VOLTOU

A Capcom anunciou que Ken está de volta para

Street Fighter

V

. Isso não é nenhuma surpresa – o personagem nunca vai

ficar de fora de um

Street Fighter

–, mas ele está bem

mudado na nova versão. Ainda é o Ken, mas quanta diferença

nos cabelos! A tática de luta também está alterada, agora

GILLIARD LOPES,

PRODUTOR DA EA CANADA

Gilliard Lopes já é um velho conhecido daqueles que

acompanham

FIFA

de perto. O produtor brasileiro

trabalha há quase sete anos na EA Canada, em Vancouver,

e se tornou o porta-voz da franquia no território nacional.

Gilliard não esconde o seu orgulho e satisfação sobre a

chegada do futebol feminino na franquia de futebol. Pela

primeira vez em

FIFA

, as mulheres estarão disponíveis

em 12 seleções (Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá,

China, Espanha, França, Inglaterra, Itália, México, Suécia

e Estados Unidos). Será possível jogar com elas em partidas

avulsas, torneios offline e amistosos online. Conversamos

com o produtor sobre o processo de inclusão das

mulheres, como foram as sessões de captura de

movimentos e a importância desse fato para a série.

PRO-BR: Como foi o processo para

incluir o futebol feminino em

FIFA 16

?

Gilliard Lopes:

Pelo o que eu me

lembro, a primeira vez eu ouvi falar

dessa ideia faz uns cinco anos

– pensando que mantemos um

planejamento de longo prazo para a

franquia, porque você não consegue

dar grandes saltos se você não

pensar bastante à frente. O protótipo

do futebol feminino veio há três anos,

perto da época de

FIFA 13

, mas ficou

muito robótico. Naquela altura, nós

acreditávamos que íamos conseguir

aproveitar as animações capturadas

com os homens, mas isso não

funcionou. Esse foi o grande limitador,

porque

FIFA

possui uma quantidade

absurda de animações sendo

capturadas todo ano e [o protótipo]

ficou parecendo a cabeça de mulher

em um corpo de homem.

Precisávamos melhorar nossa

tecnologia para adaptar essas

animações – para não ter de capturar

todas elas de uma vez com as

mulheres, o que seria impossível

pensando no tempo necessário

para fazer isso.

Do

FIFA 13

até agora também

houve uma transição de geração

de console que espalhou muito dos

nossos recursos pelo time para lidar

com as duas novas plataformas.

Por isso demorou um pouco mais

para avançar no protótipo, mas

agora conseguimos lançar e estamos

satisfeitos com o resultado.

PRO-BR: Todas as jogadoras

foram capturadas para

FIFA 16

?

GL:

A parte da captura de

movimentos não foi com todas as

jogadoras porque não é necessário

para a gente. Trouxemos as seleções

dos Estados Unidos e do Canadá para

dentro do nosso estúdio de motion

capture em Vancouver para fazer

todo esse processo.

Já a captura de rostos foi feita

com todas as 12 seleções. Emmuitos

casos, levamos o equipamento até as

jogadoras. São 140 câmeras ao

redor do rosto que tiram uma foto

ao mesmo tempo [para capturar

todas as características]. E, há

alguns anos,

FIFA

possui expressões

faciais. Não apenas capturamos o

rosto neutro, mas também com

expressões de raiva ou felicidade ao

comemorar um gol. É um trabalho

idêntico – e com a mesma dedicação

– ao que fazemos com o masculino.

PRO-BR: Como foi o relacionamento

com as jogadoras durante as

sessões de captura?

GL:

Eu tive a sorte de trabalhar nessa

parte de captura de movimentos e

dirigir algumas sessões. Foi uma

experiência que mudou nossa visão do

esporte. Cabe dizer até que a gente

passou a respeitar e valorizar mais o

futebol feminino, após observar tanto

o que elas podem fazer atleticamente

quanto vivenciar um pouco da história

de vida delas. Nos intervalos entre as

sessões, nós sentamos para conversar

e ficou claro o orgulho que elas sentiam

em finalmente alguém do porte da série

FIFA

dar valor ao futebol feminino e à

luta para viver do que elas amam em

ummeio onde ainda há tanto preconceito.

PRO-BR: Qual a importância desse

passo de

FIFA

para lutar pela

igualdade de gêneros no futebol?

GL:

Para nós é um privilégio ter esse

canal aberto com milhões de pessoas

no mundo todo e usá-lo para algo tão

nobre como a igualdade – que, no

nosso caso, se aplica ao esporte, mas

que você pode extrapolar para a vida.

Por isso que, na hora de discutir

se iríamos colocar o futebol feminino,

em nenhum momento chegamos a

levantar números sobre como seria o

retorno de vendas desse investimento.

Para todos nós, apenas a satisfação

em colocar o futebol feminino torna

qualquer outro recurso irrelevante.

O primeiro protótipo

do futebol feminino foi

feito ainda no

FIFA 13

,

mas era muito robótico

usando mais os pés do que as mãos. Ainda é um

"Shoto" (termo para personagens parecidos com o

Ryu), só que está mais agressivo, com um estilo que

incentiva a ofensividade. Será que mais personagens

clássicos terão mudanças drásticas em

SFV

?