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KEN VOLTOU
A Capcom anunciou que Ken está de volta para
Street Fighter
V
. Isso não é nenhuma surpresa – o personagem nunca vai
ficar de fora de um
Street Fighter
–, mas ele está bem
mudado na nova versão. Ainda é o Ken, mas quanta diferença
nos cabelos! A tática de luta também está alterada, agora
GILLIARD LOPES,
PRODUTOR DA EA CANADA
Gilliard Lopes já é um velho conhecido daqueles que
acompanham
FIFA
de perto. O produtor brasileiro
trabalha há quase sete anos na EA Canada, em Vancouver,
e se tornou o porta-voz da franquia no território nacional.
Gilliard não esconde o seu orgulho e satisfação sobre a
chegada do futebol feminino na franquia de futebol. Pela
primeira vez em
FIFA
, as mulheres estarão disponíveis
em 12 seleções (Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá,
China, Espanha, França, Inglaterra, Itália, México, Suécia
e Estados Unidos). Será possível jogar com elas em partidas
avulsas, torneios offline e amistosos online. Conversamos
com o produtor sobre o processo de inclusão das
mulheres, como foram as sessões de captura de
movimentos e a importância desse fato para a série.
PRO-BR: Como foi o processo para
incluir o futebol feminino em
FIFA 16
?
Gilliard Lopes:
Pelo o que eu me
lembro, a primeira vez eu ouvi falar
dessa ideia faz uns cinco anos
– pensando que mantemos um
planejamento de longo prazo para a
franquia, porque você não consegue
dar grandes saltos se você não
pensar bastante à frente. O protótipo
do futebol feminino veio há três anos,
perto da época de
FIFA 13
, mas ficou
muito robótico. Naquela altura, nós
acreditávamos que íamos conseguir
aproveitar as animações capturadas
com os homens, mas isso não
funcionou. Esse foi o grande limitador,
porque
FIFA
possui uma quantidade
absurda de animações sendo
capturadas todo ano e [o protótipo]
ficou parecendo a cabeça de mulher
em um corpo de homem.
Precisávamos melhorar nossa
tecnologia para adaptar essas
animações – para não ter de capturar
todas elas de uma vez com as
mulheres, o que seria impossível
pensando no tempo necessário
para fazer isso.
Do
FIFA 13
até agora também
houve uma transição de geração
de console que espalhou muito dos
nossos recursos pelo time para lidar
com as duas novas plataformas.
Por isso demorou um pouco mais
para avançar no protótipo, mas
agora conseguimos lançar e estamos
satisfeitos com o resultado.
PRO-BR: Todas as jogadoras
foram capturadas para
FIFA 16
?
GL:
A parte da captura de
movimentos não foi com todas as
jogadoras porque não é necessário
para a gente. Trouxemos as seleções
dos Estados Unidos e do Canadá para
dentro do nosso estúdio de motion
capture em Vancouver para fazer
todo esse processo.
Já a captura de rostos foi feita
com todas as 12 seleções. Emmuitos
casos, levamos o equipamento até as
jogadoras. São 140 câmeras ao
redor do rosto que tiram uma foto
ao mesmo tempo [para capturar
todas as características]. E, há
alguns anos,
FIFA
possui expressões
faciais. Não apenas capturamos o
rosto neutro, mas também com
expressões de raiva ou felicidade ao
comemorar um gol. É um trabalho
idêntico – e com a mesma dedicação
– ao que fazemos com o masculino.
PRO-BR: Como foi o relacionamento
com as jogadoras durante as
sessões de captura?
GL:
Eu tive a sorte de trabalhar nessa
parte de captura de movimentos e
dirigir algumas sessões. Foi uma
experiência que mudou nossa visão do
esporte. Cabe dizer até que a gente
passou a respeitar e valorizar mais o
futebol feminino, após observar tanto
o que elas podem fazer atleticamente
quanto vivenciar um pouco da história
de vida delas. Nos intervalos entre as
sessões, nós sentamos para conversar
e ficou claro o orgulho que elas sentiam
em finalmente alguém do porte da série
FIFA
dar valor ao futebol feminino e à
luta para viver do que elas amam em
ummeio onde ainda há tanto preconceito.
PRO-BR: Qual a importância desse
passo de
FIFA
para lutar pela
igualdade de gêneros no futebol?
GL:
Para nós é um privilégio ter esse
canal aberto com milhões de pessoas
no mundo todo e usá-lo para algo tão
nobre como a igualdade – que, no
nosso caso, se aplica ao esporte, mas
que você pode extrapolar para a vida.
Por isso que, na hora de discutir
se iríamos colocar o futebol feminino,
em nenhum momento chegamos a
levantar números sobre como seria o
retorno de vendas desse investimento.
Para todos nós, apenas a satisfação
em colocar o futebol feminino torna
qualquer outro recurso irrelevante.
O primeiro protótipo
do futebol feminino foi
feito ainda no
FIFA 13
,
mas era muito robótico
usando mais os pés do que as mãos. Ainda é um
"Shoto" (termo para personagens parecidos com o
Ryu), só que está mais agressivo, com um estilo que
incentiva a ofensividade. Será que mais personagens
clássicos terão mudanças drásticas em
SFV
?