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ENTREVISTA
R P
PRO-BR:
E a frequência dessas
atualizações não era viável
no PS3, mas no PS4 é possível
lançar todas, certo?
AL:
Sim. A Sony e as equipes
de PlayStation aprenderam muito
sobre o que os desenvolvedores
querem ver – os tipos de
ferramentas [que precisamos]
e mais. Eles fizeram um ótimo
trabalhar com o PS4 e ficou
mais fácil do que nunca fazer
o que queremos. Estou muito
empolgado em ver quanto conteúdo
podemos incluir no console.
PRO-BR:
Qual seu roubo favorito
e por quê?
AL:
Sem dúvida, o Hotline Miami. Ele
surgiu a partir de uma colaboração
com a Dennaton Games, desenvolvedora
de
Hotline Miami
, e incluímos o nosso
toque próprio.
Baseamos o roubo em um criminoso
russo e adicionamos novas máscaras
e armas inspiradas no jogo. É ótimo
porque é diferente. É uma loucura.
Você começa atirando em um monte
de russos em um motel. Depois, avança
até o quartel-general deles e persegue
o chefe… Temos uma típica batalha
contra chefe.
PRO-BR:
Que outras
parcerias você gostaria
de explorar em
Payday 2
?
AL:
Essa é uma pergunta difícil, pois
quem sabe em quais colaborações já
estamos trabalhando? Eu adoraria
incluir mais live-action. Tivemos o
ator Giancarlo Esposito, o Gus Fring
de
Breaking Bad
– ele faz o papel do
The Dentist no jogo. Adoraria trazer
outros grandes atores de filmes
policiais. Robert De Niro, talvez.
Adoraria que ele participasse –
sonhar não custa nada, certo?
PRO-BR:
Há uma arma muito
interessante – um taco de
beisebol – em
Crimewave Edition
.
Você pode falar sobre ela?
AL:
Claro. Temos um taco de beisebol
chamado Lucille Baseball Bat e
pegamos ele do universo de
Walking
Dead
. Demos ele de presente como
uma forma de agradecimento a
todos na comunidade de
Payday
– pelo apoio e por colocar a gente
na posição em que estamos.
Fechamos um acordo com Robert
Kirkman da Skybound e estamos
fazendo o próximo jogo da franquia
The Walking Dead
junto com ele.
O jogo se chama
Overkill’s The
Walking Dead
e é a nossa visão
do fantástico universo de zumbis
e sobreviventes que ele criou.
PRO-BR:
Como tem sido trabalhar
com Robert Kirkman e o quanto
ele está envolvido no projeto?
AL:
Ele está super envolvido. Ele adora
conversar com a gente sobre o jogo.
A melhor coisa sobre ele e a Skybound
como parceira é que temos controle
criativo total. Ele entende que games
são uma arte e respeita o nosso
trabalho. É por isso que o respeitamos,
não apenas por suas grandes criações,
mas porque ele entende o ponto de
vista dos estúdios independentes.
Ele sabe o que passamos para
chegar onde estamos – agora que
Payday
é uma propriedade intelectual
nossa –, pois
The Walking Dead
é uma
propriedade intelectual dele. Existe
um respeito mútuo real entre nós,
e estou ansioso para ver o que os
jogadores vão achar do que estamos
criando juntos.
PRO-BR:
O que exatamente
podemos esperar de
Overkill’s
The Walking Dead
?
AL:
Como o próprio Robert disse,
o jogo vai ter coisas bem ao estilo
de
Payday
: vai ser uma experiência
cooperativa, uma mistura de RPG de
ação e horror de sobrevivência, e terá
várias coisas diferentes. Sim, quando
você sentar e começar a jogar, vai
dizer 'Este é um ótimo FPS. Ele tem
elementos de surpresa, furtividade e
terror', mas, sem entrar em detalhes,
estamos tentando agitar as coisas...
PRO-BR:
O que significa para
você, como produtor e fã da
franquia, trabalhar em
TWD
?
AL:
Como nós mesmos criamos a
franquia
Payday
, sabemos o quão
trabalhoso é conceber um universo
assim. Trabalhar com Robert, sabendo
que essa é a propriedade intelectual
dele – que as ideias e esse universo
saíram da mente dele –, nos faz
respeitar totalmente a visão original.
Mas ele sabe de onde nós viemos,
e isso é a receita perfeita para uma
grande colaboração.
Pessoalmente, sou um grande fã
das HQs. Estou ainda mais empolgado
pelo fato de o jogo ser baseado
nos quadrinhos, pois acho que eles
realmente representam o gênero
de horror; eles são insanas e ótimos
de ler. Se você ainda não leu, deveria,
comprando ou não o nosso jogo,
pois Robert é um verdadeiro mestre
em fazer você sentir vontade de ler
a próxima página.
PRO-BR:
Realmente, quem não
leu as HQs pode não saber, mas
elas são bem mais perturbadoras
do que o seriado…
AL:
Sim, elas são, e isso combina
com
Payday
, pois
Payday
é um jogo
maduro. É um jogo no qual podemos
fazer tudo o que queremos; de cozinhar
metanfetamina e roubar bancos até
atirar em civis se você for esse tipo
de criminoso. Tem a ver com fantasia.
Outros desenvolvedores podem não
querer dar a oportunidade de atirar
em civis inocentes, mas queremos que
o jogador sinta que está no comando.
Que eles possam viver suas fantasias
de crime – seja como um ladrão que
pega leve com os civis, mandando
eles deitarem no chão e dizendo que
só está atrás do dinheiro, ou como o
sociopata que quer algo a mais além
do dinheiro. Com a nova visão madura
para
Payday
e com o nosso jogo de
The Walking Dead
sendo igualmente
maduro, os jogadores definitivamente
podem esperar algo na linha das HQs.
O mesmo nível de… pertubação, por
assim dizer.
O L E G A D O . . .
2011
PAYDAY: THE HEIST
O jogo online de
roubos
Payday
foi
a primeira criação
da Overkill Software,
fundada em 2009 por
antigos fundadores
e diretores da Grin
(de
Bionic Commando
e
Terminator: Salvation
).
2013
PAYDAY 2
Lançado um mês após
o original ser dado de
graça aos assinantes
da PlayStation Plus,
Payday 2
se passa dois
anos após o primeiro
e amplia o escopo da
série ao criar serviços
de roubo na rede
Crime.net. A versão
Crimewave Edition
para PS4 terá suporte
para novos DLCs por
mais dois anos.
2016
OVERKILL’S THE
WALKING DEAD
Anunciado de forma
discreta em agosto de
2014, o próximo projeto
da Overkill é um jogo
de tiro nos moldes de
Payday
, mas em um
universo de zumbis.
Está sendo feito em
parceria com Robert
Kirkman, o famoso
criador da franquia
The Walking Dead
.
Ainda há muito a
ser revelado sobre
o jogo de zumbis
que chega em 2016
OVERKILL
SOFTWARE
A BREVE HISTÓRIA
DO ESTÚDIO SUÉCO