Técnica&Prática
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evidenciar o recheio. Entre o corte
de uma fatia e outra Tereza
recomenda que se use uma faca
passada antes na água quente.
Isso favorece o rápido
desengorduramento da faca
impedindo que os ingredientes
das camadas se misturem. O
ajuste com cotonetes resolvem
facilmente recheios desalinhados.
Bolos, principalmente os minis,
também ficam charmosos na
foto quando ainda enformados.
É possível também deixar alguns
dentro da forma de alumínio atrás
da produção e desenformar dois
ou três para ficarem à frente, em
primeiro plano.
Para Tereza, a estilização
depende muito do cliente, do
editorial e também do tipo de bolo.
Há trabalhos que pedem um clima
mais rústico, quando há liberdade
para usar tábuas de madeira,
farelos, lascas de chocolate e
ingredientes relacionados à
composição do bolo. Já aquelas
imagens que pedem um aspecto
mais sofisticado exigem um
cenário com louças requintadas.
Lembre-se de que toda
ambientação precisa corresponder
com a proporção do bolo.
A iluminação precisa destacar a
textura tanto do lado de fora
quanto do lado de dentro, além do
brilho da cobertura ou do volume
do recheio. Os bolos brancos
requerem ainda mais atenção, pois
exigem cuidado com o contraste.
A dica é sempre deixar um lado da
produção um pouco mais escuro
que o outro. É importante também
que, nesses casos, a estilização
preze por tons claros para não
roubar a atenção do bolo branco.
Uma fatia do bolo em primeiro plano ajuda a evidenciar as camadas de recheio (acima, à esq.); um bolo confeitado para
festa (à dir.) não necessita de grandes ideias de estilização, mas é preciso atentar para que a luz cubra bem a cena
Minibolos podem ser
desenformados e fotografados em
primeiro plano enquanto ao fundo
alguns ainda ficam na forma